Sapporo - O Consadole Sapporo, time que conseguiu ascender à primeira divisão do futebol japonês, luta agora para manter no time sua maior estrela, o atacante Emerson.
Emerson marcou 31 dos 71 gols da campanha do Sapporo que levaram o time ao primeiro escalão japonês. Mas o brasileiro quer um aumento no salário, e as negociações não vão bem.
"Ele quer um salário maior que o (iugoslavo) Dragan Stojkovic, do Nagoya. Nós oferecemos a ele o máximo que podemos oferecer, mas não conseguimos chegar a um acordo", informou um funcionário do clube.
"Ele pode ser o artilheiro do campeonato, mas tem apenas 19 anos, e este foi seu primeiro ano aqui. Parece que ele não compreende que a liga japonesa enfrenta problemas financeiros".
Oito dos 11 titulares do time são emprestados de outros clubes. O Sapporo tem um déficit de três bilhões de ienes (27 milhões de dólares).
Emerson joga na seleção brasileira sub-20, e jogou no São Paulo no ano passado, antes de ser emprestado pelo clube brasileiro para o Sapporo, num contrato que expira em janeiro de 2001.
As qualidades de Emerson também já atraíram a atenção de diversos outros clubes mundo afora, e ele usa este fato para pressionar o Sapporo por um aumento de salário.