Oviedo - A empresa de artigos esportivos Nike estuda a comercialização da bola de futebol mais redonda do mundo, do ponto de vista científico, desenhada e patenteada por três engenheiros da Universidade de Oviedo, Espanha, Enrique Gancedo Lamadrid, José Manuel Alvarez e Jesús Suárez. Os três integram a área de Construção e Engenharia do campus situado na cidade de Gijón.
A bola em questão está sendo chamada de compacto e possui 20 hexágonos e 20 pentágonos. Sua estrutura é similar à utilizada atualmente nas bolas adotadas nos jogos do !Campeonato Espanhol!
Amantes do futebol, os três engenheiros dedicaram centenas de horas à confecção do projeto. O segredo do desenho da nova bola foi registrado legalmente na Oficina Espanhola de Patentes e Marcas do Ministério da Indústria, em Madri, e reside nas dimensões dos lados dos pentágonos e hexágonos.
"Nosso desenho permite que a pressão interior da bola seja mais homogênea em todos os lados e que a mesma, ao ser chutada ou cabeceada, tenha um comportamento mais linear e uniforme", disse Gancedo.