Zurique - A Fifa não desmentiu nem confirmou a informação divulgada pelo diário espanhol “As”, segundo a qual o argentino Diego Armando Maradona teria sido escolhido como jogador do Século XX, na pesquisa feita pela entidade, via Internet. De acordo com o jornal, Pelé teria ficado em segundo lugar na pesquisa e o argentino naturalizado espanhol, Alfredo Di Stéfano, em terceiro.
A divulgação oficial do resultado será feita apenas no dia 11 deste mês, em Roma, durante a solenidade de entrega do prêmio ao melhor jogador do ano 2000.
“Essa informação não tem sustentação. Trata-se apenas de rumores e a Fifa não comenta rumores”, disse um porta-voz da entidade. O porta-voz lembrou que algo semelhante ocorreu em 96, quando da eleição do liberiano George Weah como o melhor do mundo na temporada. Naquele ano, um jornal italiano tentou antecipar o resultado e informou que o escolhido havia sido Paolo Maldini. “Naquela oportunidade, nós não desmentimos. Simplesmente esperamos o momento adequado e divulgamos o resultado oficial”, disse.
Na pesquisa da Fifa, encerrada no dia 20 de novembro, os internautas puderam escolher o melhor jogador do Século XX entre 27 candidatos.
Ao ser informado sobre a notícia do jornal espanhol, Maradona se mostrou exultante. “Ser considerado o melhor do século é como tocar o céu com as mãos”, disse o jogador. “É um grande orgulho para mim. É o prêmio mais importante depois das duas boinas que Fidel me presenteou e que estão em minha casa”.
No início do ano, Maradona foi submetido a um tratamento em Cuba em conseqüência de problemas cardíacos decorrentes do uso de cocaína.