São Paulo - Lazio e Leeds se enfrentam hoje no Estádio Olímpico, em Roma, colocando em jogo seu futuro na Copa dos Campeões da Europa. Derrotadas na primeira rodada da segunda fase, qualquer uma das duas equipes do Grupo D estaria virtualmente eliminada da competição caso tenha um novo resultado negativo. A ESPN/Internacional transmite o jogo às 17h30.
Como joga em casa e fez um investimento milionário buscando conquistar o título inédito- só a soma das aquisições dos argentinos Hernán Crespo e Claudio López beirou a casa dos US$ 90 milhões -, a responsabilidade da Lazio é bem maior que a do adversário. Tanto que a outra estrela argentina do time, o meia Juan Verón, será escalado pelo técnico Sven Goran Eriksson apesar de ainda não estar totalmente recuperado de uma lesão na perna esquerda.
Para não correr o risco de que a contusão seja agravada, Verón atuará com uma proteção especial por cima da região afetada. "Como integrantes do corpo médico da Lazio, nós excluímos qualquer possibilidade de o local ser atingido com gravidade com esta proteção de plástico", afirmou o médico Andrea Campi. "O Verón ainda sente dores, mas está descartada a ingestão de antiinflamatórios."
Personagem principal da partida, o argentino pediu que os torcedores da Lazio respeitem os atletas negros do Leeds, já que as manifestações racistas vêm se estendendo com freqüência no futebol europeu, principalmente na Itália e na Alemanha. "Peço que nosso público respeite os jogadores de cor (negros) do Leeds, evitando entoar cantos ou outras coisas que possam ofendê-los", discursou.
Apesar do retorno de Verón, a Lazio - que derrotou sábado a Reggina por 2 a 0 pelo Campeonato Italiano - não permanece livre de problemas. Claudio López está recuperando-se de uma cirurgia no joelho, Mihajlovic apresenta problemas musculares e Stankovic está suspenso - os três ficam de fora.
Na outra partida da chave, os líderes Real Madrid e Anderlecht duelam no Estádio Santiago Bernabeu, em Madri. Quem vencer, dará um passo importantíssimo rumo à próxima fase. Um pouco mais conformado com a derrota para o Boca Juniors na final do título intercontinental, o Real não deve contar hoje com o atacante Guti, contundido.
Em Londres, o Arsenal recebe o Bayern de Munique no mais importante dos dois jogos do Grupo C. Os ingleses - que não devem contar com Seaman, Parlour e Silvinho, todos machucados - precisam se reabilitar da goleada de 4 a 1 sofrida diante do Spartak Moscou. Caso contrário, praticamente darão adeus ao torneio.
Uefa - Duas partidas serão disputadas hoje pela rodada de volta da terceira fase da Copa da Uefa. Na Alemanha, o Munique 1860 recebe o Parma, que precisa de uma vitória ou um empate por três ou mais gols para se classificar. O outro confronto será disputado entre Stuttgart e Feyenoord.