Rio - O brasileiro Roberto Carlos sonha com o título de melhor jogador da Europa de 2000, segundo informa o jornal espanhol "As". O lateral-esquerdo do Real Madrid é um dos mais cotados para receber a "Bola de Ouro", prêmio anualmente oferecido pela revista francesa "France Football". Desta vez, o anúncio do vencedor será feito no dia 20 deste mês.
Roberto Carlos, de 27 anos, está na lista dos 50 melhores jogadores da Europa e subiu de cotação com as recentes boas atuações pela Liga dos Campeões da Uefa e na final intercontinental, em Tóquio, na qual fez o gol do Real Madrid, na derrota de 2 a 1 para o Boca Juniors, da Argentina.
Outro brasileiro ganhou o prêmio no ano passado: o meia Rivaldo, do Barcelona, que também foi eleito o melhor da temporada de 1999 pela Fifa.
Caso Roberto Carlos seja eleito, vai quebrar um tabu. Os escolhidos para a "Bola de Ouro" sempre foram meias ou atacantes. O otimismo do lateral brasileiro se deve ao fato de estar no melhor momento da carreira. Este ano já marcou cinco gols em duas edições da Liga dos Campeões da Uefa, um na Liga dos Campeões da Uefa e cinco pelo Campeonato Espanhol.