Belo Horizonte - A negociação do atacante Álvaro, de 20 anos, com o Helsingborg, da Suécia, está fechada. O América vendeu 35% do passe do jogador por US$ 600 mil, com o clube sueco pagando os 15% a que Álvaro tem direito. Manoel Ricardo Baeta, membro do Conselho Gestor, aprovou a minuta do contrato, que será enviada à Suécia.
“O Helsingborg aceitou algumas alterações que havia solicitado, mas somente vou dar o assunto por encerrado quando receber uma cópia do contrato assinado", disse o dirigente, demonstrando muita precaução.
Álvaro irá para o Helsingborg, que, dentro de um ano, terá a prioridade para adquirir o restante do passe do atacante, cujo valor já está estipulado, ou mesmo vender o jogador para outro clube. Depois desse período, a iniciativa de qualquer transação com Álvaro passa a ser do América.
O atacante Alessandro, em compensação, deve ser aproveitado pelo América na próxima temporada, apesar do interesse do Feyenoord, da Holanda, em sua contratação. “Não chegamos a um acordo que interessasse às três partes e acho difícil uma transferência do Alessandro. Ele é um grande jogador e nos interessa também", avalia Manoel Ricardo Baeta.
Alessandro se destacou no período em que fez um estágio no Feyenoord, mas sua liberação não estava prevista no contrato de parceria entre os dois clubes. Para ficar com o jogador, a equipe holandesa teria que acertar com o América a compra do passe do atacante, o que não aconteceu.
Na próxima semana, Manoel Ricardo Baeta deve anunciar ao Conselho Gestor do América que aceita o cargo de presidente do clube, a partir de janeiro. Conforme ficou estabelecido numa reunião do Conselho Deliberativo, dia 20 de novembro, o Conselho Gestor será mantido, mas haverá um presidente com mandato de um ano, e Manoel Baeta foi indicado para o cargo.
A definição do novo treinador do América ficará mais fácil com a confirmação de Manoel Baeta como presidente do clube. “O acerto está mais ou menos encaminhado, mas prefiro divulgar somente após resolver a minha situação", explica o dirigente, que promete anunciar o nome do técnico até a próxima terça-feira.
O volante Moacir, ex-Atlético, acabou acertando contrato com o América por um ano. Ele é dono do passe, estava sem jogar há seis meses e recupera a forma durante as férias.