Mônaco - A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) liberou nesta sexta-feira a reintrodução dos sistemas de controle de tração na Fórmula 1. A entidade contrariou assim os interesses da Ferrari, que era contra o uso do equipamento na temporada 2001. O piloto brasileiro da escuderia italiana, Rubens Barrichello, também já havia se manifestado contra a mudança
O controle de tração estava banido da categoria. O sistema permite que o carro tenha mais estabilidade principalmente na largada e nas curvas. A mudança, a princípio, beneficia principalmente a McLaren, que já tem o equipamento desenvolvido e chegou a testar na Espanha nesta semana, ainda que sem confirmar oficialmente, carro com controle de tração. A BAR também estaria pronta para usá-lo.
A FIA informou, porém, em um comunicado que o fim de todas as restrições no controle eletrônico dos motores e transmissões terá que fazer parte de um pacote de novas medidas para melhorar a segurança.
Foi exigido que o Grupo de Trabalho Técnico proponha regras que impediriam os dispositivos eletrônicos de se tornarem mais do que uma ajuda na Fórmula 1. Alguns pilotos temem que sua habilidade possa ter uma importância secundária em relação aos softwares de computador.
``O Grupo de Trabalho Técnico também terá que propor medidas que vão garantir que não haja uso adicional de aparatos eletrônicos como um auxílio a mais na Fórmula 1'', disse a FIA.
Se as novas regras forem aceitas pelo Conselho Mundial da FIA em uma reunião no dia 1º de março, e por chefes de equipe no dia 14 de fevereiro, o fim total das restrições eletrônicas deve ser permitido para o Grande Prêmio da Espanha, em abril.