São Paulo - Montando Audi Gandini Lianos, o brasileiro Rodrigo Pessoa venceu na noite de sexta-feira o Grande Prêmio Land Rover, realizado no CSI-W de Genebra, concurso que está sendo disputado pelos melhores cavaleiros do mundo desde a última quinta-feira.
Prova que serviu para classificar 20 conjuntos para a sexta qualificatória da Copa do Mundo, que será realizada no final da tarde de sábado, o GP Land Rover contou com a participação de 45 conjuntos, dentre eles o atual campeão olímpico, o holandês Jeroen Dubbeldam, que não obteve classificação com seu cavalo Inter Acess de Syjen.
Na prova contra o relógio, os cavaleiros enfrentaram um único percurso de 12 obstáculos armados com 1,60 metro de altura. 32º a entrar na pista, Rodrigo Pessoa (Audi Gandini Lianos) tinha que bater o tempo de 66,58 segundos do belga Ludo Philippaerts (RBG Otterongo), que havia sido o 16° a fazer o percurso. Rodrigo não cometeu faltas, encurtou ainda mais a pista que seus adversários e registrou a excelente marca de 64,39 segundos, ou seja, 2 segundos e 19 centésimos mais rápida que a do belga. Na tentativa de se aproximar da marca do brasileiro, a maioria dos 13 conjuntos restantes cometeu faltas e não se classificou entre os seis primeiros colocados da prova.
Com a vitória, Rodrigo fez pontos importantes no ranking mundial da FEI e será o último cavaleiro a entrar na pista para o GP deste sábado, que conta pontos para a FEI World Cup zona européia. O atual líder do ranking mundial ainda obteve um quinto lugar numa prova intermediária, com a égua Audi Stardust. Mesmo assim, a tarefa de terminar a temporada como líder do ranking mundial está muito complicada. O seu maior adversário, o alemão Ludger Beerbaum, ficou em segundo num GP disputado sexta-feira no CSI-A de Frankfurt. Além disso, Rodrigo decidiu agora por não mais competir no CSI-W de Londres, último concurso que fechará a contagem do ranking mundial de 2000.
Confira o resultado do GP Land Rover:
1º) Rodrigo Pessoa (Brasil), Audi Gandini Lianos, 64,39 segundos
2º) Ludo Philippaerts (Bélgica), RBG Otterongo, 66,58 segundos
3º) Thomas Velin (Dinamarca), Equest Carnote, 68,62 segundos
4º) Otto Becker (Alemanha), Dobel’s Padarco, 68,92 segundos
5º) Willi Melliger (Suiça), 69,72 segundos
6º) Markus Fuchs (Suiça), Tinka’s Boy, 69,72 segundos