São Paulo - A Espanha conquistou neste domingo a Copa Davis pela primeira vez em sua história. Juan Carlos Ferrero derrotou o australiano Lleyton Hewitt por 3 sets a 1, parciais de 6-2, 7-6 (7-5), 4-6 e 6-4, fazendo 3 a 1 na série decisiva a favor do time espanhol.
Ferrero dominou a maior parte do jogo. No primeiro set, teve 3 quebras, contra 1 do adversário, e fechou em 6-2 em 36min.
No segundo, cada um teve uma quebra. O set foi decidido a favor de Ferrero no tie break, depois de Hewitt ter perdido oportunidades de fechar o set com quebra.
No terceiro, quem conseguiu a quebra foi o australiano, que fechou em 6-4 em 53min.
O quarto set foi o mais emocionante. Seguiu equilibrado até o oitavo game, quando Ferrero conseguiu uma quebra. Daí, só precisava sacar para fechar o set em 6 a 3 e o jogo em 3 a 1. Mas Hewitt devolveu a quebra, adiando o fim do jogo. E, no game seguinte, nova quebra do espanhol, depois de 3 tentativas frustradas pela resistencia de Hewitt.
Com isso, o jogo que iria fechar a série, entre Patrick Rafter e Alex Corretja, acabou sendo cancelado pelos organizadores do torneio.
Os espanhóis já haviam jogado duas vezes finais da Copa Davis, em 1965 e 67, e perderam ambas as partidas justamente diante da Austrália, que possui 27 títulos da competição.