Salvador - O Bahia está encontrando dificuldades para a renovação dos contratos de alguns jogadores que fizeram parte do elenco que disputou a Copa João Havelange. Até o momento, a diretoria só conseguiu renovar o vínculo do zagueiro Maurício, que acertou a sua permanência por mais um ano. Carlinhos, jogador da mesma posição, também está próximo de um acordo, assim como o lateral esquerdo Jefferson, que está no clube há dois anos. Os demais casos, entretanto, continuam em compasso de espera. Por enquanto, os torcedores estão na expectativa de que Émerson, Jean, Reginaldo, Vágner e Fabrício Carvalho, nomes que aprovaram no campeonato nacional, fiquem no tricolor por mais uma temporada.
A situação de Émerson e Reginaldo está sendo dificultada por um fator comum: o Coritiba. O time paranaense, dono do passe de Reginaldo, não está querendo renovar o empréstimo do volante por mais um período. A intenção de sua diretoria é só negociar o passe do jogador em definitivo.
Além disso, o Coritiba manifestou interesse na contratação de Émerson, o que pode atrapalhar os planos do tricolor de contar com o goleiro por mais um ano. Devido ao interesse do Coxa, o Grêmio, clube ao qual o atleta pertence, pode realizar uma espécie de leilão, também só aceitando negociá-lo em definitivo -o seu passe está avaliado em R$ 500 mil.
A renovação dos empréstimos de Jean, Vágner e Fabrício Carvalho são casos à parte, sendo que a situação desse último está praticamente definida. Como o Vasco já anunciou que irá comprar o lateral Clebson no final da temporada, Fabrício deverá ser usado como "moeda de troca", fazendo parte da negociação.
A permanência de Vágner depende de um acordo entre o Bahia e o Monterey, do México, clube ao qual o jogador está vinculado. Já a renovação com Jean é mais complicada. O zagueiro, que se tornou ídolo da torcida, foi bastante valorizado nessa temporada e o Santos provavelmente irá querer o jogador de volta ao seu elenco.
A direção tricolor tem pressa para resolver todas essas pendências, afinal restam menos de três semanas para a reapresentação do elenco, marcada para o dia 2 de janeiro do ano que vem. Até lá, os dirigentes irão manter contato permanente com o técnico Evaristo de Macedo, que está no Rio de Janeiro.
O treinador vai relacionar nomes de jogadores com que pretende reforçar o time para a temporada que vem. Segundo ele, mantida a base da equipe que disputou a Copa JH, o Bahia deverá contratar cerca de três atletas. Além disso, provavelmente, até o final dessa semana, Evaristo irá indicar o nome do novo preparador físico do Bahia, uma vez que Carlos Alberto Lancetta não pôde ficar no clube.