São Paulo - Marcos Antônio Lira, down riller (ciclista de mountain bike) vascaíno, conquistou o seu primeiro título do ranking nacional de mountain bike, sábado, na cidade de Shereder, em Santa Catarina. Marcos vinha perseguindo esse título há três anos e justamente no ano em que iniciou seu contrato com o clube de São Januário conseguiu alcançá-lo.
A conquista veio na terceira etapa do Campeonato Catarinense. Marcos Antônio chegou em terceiro na prova, pulando dos 1.672 pontos para os 1.816, o suficiente para superar o antigo líder do ranking, Robert Rgabi, que chegou em quinto. Com isso, passou dos 1.720 pontos para os 1.796. Uma virada sensacional, já que esta era a última chance para o atleta do Vasco conseguir o título.
O primeiro e o segundo lugares da etapa ficaram, respectivamente, com os catarinenses Markof Bertold e Luiz Carlos Linhares.
A competição começou na sexta feira, com as provas de qualificação, onde os 70 mais bem colocados se classificaram para a fase final. Como era de se esperar, Marcos Antônio não teve dificuldade de garantir sua vaga, assim como seu adversário direto, Robert Rgabi. Já na final, muita emoção. A disputa, que já é radical, teve uma dose de adrenalina a mais, pelo caráter decisivo da competição. Se não chegasse à frente do adversário, Marcos deixaria escapar, mais uma vez, o principal título da temporada 2000. Apesar de não ter chegado em primeiro, o vascaíno garantiu com sua terceira posição na prova o inédito título do Ranking Nacional
"Foi uma trilha difícil e muito rápida, por ser íngreme e com um terreno muito acidentado. Foram 2.300 metros de muita atenção e velocidade. Além da bicicleta estar muito bem ajustada, o down riller precisa de muito preparo físico para suportar os obstáculos. Felizmente eu estava", disse o atleta vascaíno.
Em relação à incessante busca por esse título, Marcos disse que a ida para o Vasco trouxe bons fluidos para ele. "É o meu primeiro título do ranking. Em 1997, fiquei em segundo lugar; já em 1998, apesar da luta, cheguei em terceiro e em 1999, mais uma vez fiquei em segundo. Foi só chegar no Vasco para ser campeão", disse Marcos, que além do ranking, já havia conquistado o Campeonato Pan-Americano, defendendo o clube.