São Paulo - O ciclista vascaíno Renato Elias dos Santos, de 31 anos, está intensificando sua preparação visando ao maior desafio de sua carreira. A partir das 15h desta sexta-feira, no Autódromo Nélson Piquet, em Jacarepaguá, ele tentará bater o recorde mundial de resistência física e entrar assim para o Guiness Book, o livro dos recordes.
O objetivo de Renato – que adiou a prova, inicialmente prevista para começar no dia 1º de dezembro, porque a TV Globo decidiu transmitir o desafio ao vivo no programa Esporte Espetacular– é conduzir sua bicicleta até as 11h de domingo, completando 44 horas de pedaladas.
O recorde anterior de Renato, de 27 horas e 15 minutos, foi estabelecido no dia 15 de junho deste ano.
"Entrar para o Guiness é como se eu estivesse nos Jogos Olímpicos", disse Renato, um carioca nascido em Bangu e cuja primeira experiência se deu em 1996, no Rali da Paz.
Nos últimos dias, o ciclista do Vasco divide seu tempo entre os treinos e o descanso, sempre atento a um rigoroso programa de alimentação. Dedicado ao esporte desde os dez anos de idade, Renato Elias não contenta-se com apenas um recorde: em janeiro de 2001, ele deverá participar de um rali por países sul-americanos durante 40 dias, em percurso de 50 mil quilômetros. Caso seja bem-sucedido, entrará para Guiness na categoria Circuito Turístico.
"Estou trabalhando muito duro para alcançar meus objetivos. Sou apaixonado pelo que faço e espero superar qualquer obstáculo", disse.