CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nadadores tentam marcas no troféu Brasil
Segunda-feira, 11 Dezembro de 2000, 17h27

São Paulo - A primeira parada para o Mundial dos Desportos Aquáticos, de 16 a 29 de julho, em Fukuoka, no Japão, é o Troféu Brasil de Natação, que começa nesta quarta-feira, no Corinthians, em São Paulo. A competição, que vai até domingo, não é a única seletiva para o evento da Federação Internacional de maior importância depois da Olimpíada.

Os brasileiros que não conseguirem atingir seus respectivos índices terão a última chance no Troféu Brasil de 2001, de 30 de maio a 3 de junho, no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio.

Os índices estipulados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos foram definidos com base nos tempos obtidos nos últimos Jogos Olímpicos, em Sydney: o 20.º lugar nas provas individuais e a 12.ª marca, para os revezamentos. O número máximo de atletas que cada país pode levar ao Mundial é 52, sendo 26 homens e 26 mulheres.

O Troféu Brasil já terá número recorde de participantes. Cerca de 600 nadadores de 68 clubes foram inscritos. O Vasco da Gama, que busca o bicampeonato consecutivo (é dono de sete título), terá a maior equipe, com 134 atletas, entre eles os olímpicos Gustavo Borges, Edvaldo Valério, Carlos Jayme (bronze no revezamento 4 x 100 m, livre, em Sydney), César Quintaes, Eduardo Fischer e Fabíola Molina. Os reforços estrangeiros são o ucraniano Denis Sylantiev (prata nos 200 m borboleta na Olimpíada) e a russa Nadezda Chemezova.

O Vasco quer coroar com outro título a temporada de 2000, considerada excelente. O clube de São Januário conquistou todas os circuitos e campeonatos organizados pela Federação Aquática do Rio de Janeiro este ano, incluindo as disputas da categoria petiz até a master. Uma façanha inédita nos 102 anos da entidade. Nas disputas nacionais, o domínio também é dos vascaínos. Dos oito Brasileiros realizados até agora, eles conquistaram seis.

O Flamengo é o segundo maior clube do Troféu Brasil com 78 nadadores, seguido pelo Minas Tênis, com 46 inscritos. Sem estrangeiros, o Flamengo quer apostar em garotos novos como Kaio Márcio Almeida. Rogério Romero, Alexandre Massura, André Cordeiro, Patrícia Comini e Monique Ferreira são os destaques rubro-negros. O desfalque será Fernando Scherer, o Xuxa, que ainda recupera-se de contusão no tornozelo direito. "Sinto dores e tenho pelo menos mais três meses de fisioterapia pela frente", afirmou Xuxa, que prepara-se para o casamento com a modelo Maria Carolina em março.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Natação
CBDA espera recorde de inscrições para o Troféu Brasil
Xuxa só volta a nadar em junho
Brasil já soma 51 medalhas na Copa do Mundo de natação
Exame de sangue é a nova arma contra doping na natação
Veja lista completa