São Paulo - A primeira parada para o Mundial dos Desportos Aquáticos, de 16 a 29 de julho, em Fukuoka, no Japão, é o Troféu Brasil de Natação, que começa nesta quarta-feira, no Corinthians, em São Paulo. A competição, que vai até domingo, não é a única seletiva para o evento da Federação Internacional de maior importância depois da Olimpíada.
Os brasileiros que não conseguirem atingir seus respectivos índices terão a última chance no Troféu Brasil de 2001, de 30 de maio a 3 de junho, no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Rio.
Os índices estipulados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos foram definidos com base nos tempos obtidos nos últimos Jogos Olímpicos, em Sydney: o 20.º lugar nas provas individuais e a 12.ª marca, para os revezamentos. O número máximo de atletas que cada país pode levar ao Mundial é 52, sendo 26 homens e 26 mulheres.
O Troféu Brasil já terá número recorde de participantes. Cerca de 600 nadadores de 68 clubes foram inscritos. O Vasco da Gama, que busca o bicampeonato consecutivo (é dono de sete título), terá a maior equipe, com 134 atletas, entre eles os olímpicos Gustavo Borges, Edvaldo Valério, Carlos Jayme (bronze no revezamento 4 x 100 m, livre, em Sydney), César Quintaes, Eduardo Fischer e Fabíola Molina. Os reforços estrangeiros são o ucraniano Denis Sylantiev (prata nos 200 m borboleta na Olimpíada) e a russa Nadezda Chemezova.
O Vasco quer coroar com outro título a temporada de 2000, considerada excelente. O clube de São Januário conquistou todas os circuitos e campeonatos organizados pela Federação Aquática do Rio de Janeiro este ano, incluindo as disputas da categoria petiz até a master. Uma façanha inédita nos 102 anos da entidade. Nas disputas nacionais, o domínio também é dos vascaínos. Dos oito Brasileiros realizados até agora, eles conquistaram seis.
O Flamengo é o segundo maior clube do Troféu Brasil com 78 nadadores, seguido pelo Minas Tênis, com 46 inscritos. Sem estrangeiros, o Flamengo quer apostar em garotos novos como Kaio Márcio Almeida. Rogério Romero, Alexandre Massura, André Cordeiro, Patrícia Comini e Monique Ferreira são os destaques rubro-negros. O desfalque será Fernando Scherer, o Xuxa, que ainda recupera-se de contusão no tornozelo direito. "Sinto dores e tenho pelo menos mais três meses de fisioterapia pela frente", afirmou Xuxa, que prepara-se para o casamento com a modelo Maria Carolina em março.