CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fifa perto de acordo com Comunidade Européia
Quarta-feira, 13 Dezembro de 2000, 21h09
Atualizada: Quarta-feira, 13 Dezembro de 2000, 21h10

Bruxelas - O acordo entre a Comissão Européia e a Fifa, que permitirá a alteração do sistema de transferências de jogadores de futebol, ficou mais próximo depois da reunião desta quarta-feira, em Bruxelas, no segundo encontro para resolver o assunto. A discussão também teve a participação de representantes da Uefa (União Européia de Futebol) e dos atletas. A CE pediu à Fifa maiores detalhes da proposta elaborada pela entidade, mas os dois lados começam a se entender em relação a alguns pontos. A alteração no sistema de transferências é uma exigência da CE para que haja uma adequação ao direito trabalhista europeu.

Na reunião desta quarta-feira, o ponto de maior convergência foi em relação à criação de períodos, durante as temporadas, em que as transferências serão permitidas. Isso deve ocorrer seis vezes por ano.

A Comissão Européia também se mostra disposta a aceitar um "sistema de compensação financeira progressiva”, para recompensar o clube que formar um jogador quando este trocar de equipe depois de completar 18 anos. Pela proposta, o clube formador terá direito a receber parte do valor que o atleta receberá ao se transferir. "A Comissão poderá aceitar. Mas teremos de dispor de mais detalhes sobre como ele irá funcionar”, disse o porta-voz da CE para os esportes, Mario Monti. O "período de formação”, para efeito de indenização, devera terminar quando o atleta completar 23 anos.

Um problema em relação aos jovens jogadores é que as leis européias prevêem a livre circulação de trabalhadores a partir dos 16 anos, mas a Fifa e a Uefa não estão dispostas a permitir transferências antes que um atleta complete 18 anos.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 20, mas não será definitiva. "As negociações estão se desenvolvendo em uma atmosfera construtiva, mas não há data estabelecida para que ocorra um acordo”, disse o porta-voz da CE. O secretário-geral da Fifa, Michel Zen-Ruffinen, é mais otimista. "Creio que chegaremos um acordo na segunda quinzena de janeiro.”

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Futebol europeu
Leverkusen deixa liderança escapar na Alemanha
Fiorentina e Milan perdem, mas vão às semifinais na Copa da Itália
Real Madrid é eliminado na Copa do Rei
Pantera troca telas por futebol
Veja lista completa
Fifa
Erro da Fifa deixa dúvidas sobre eleição do melhor da temporada
Jornais argentinos exaltam premiação de Maradona
Santos fica indignado com classificação no ranking
Gilson Nunes desmente voto em costa-riquenhos
Veja lista completa