São Paulo - Mesmo vivendo na tranqüila Florianópolis a família Kuerten tem suas preocupações com segurança. O muro da casa está sendo fortificado, depois que a residência foi invadida por ladrões, que se aproveitaram da ausência dos donos.
Mas à noite Guga ainda pode sair sem se preocupar - ao contrário de sua mãe, que tem se mostrado preocupada com as saídas do filho famoso. Na quarta-feira, logo depois que chegou do Havaí, e após colocar a conversa em dia com a família, contando suas peripécias nas altas ondas havaianas, o tenista foi a um novo ponto de badalação na Praia de Jurerê, o X Music Hall, que estava sendo inaugurado.
O ambiente da casa foi criado pelos arquitetos João Armentano e Ricardo Barros. Armentano é mais um apaixonado pela cidade. A casa tem bares, restaurante, boulevard e uma grande boate. Guga não agüentou ficar sentado e, atendendo a pedidos, subiu ao palco para cantar ao lado de Emilia Carmona, da Banda Mary Black. A banda é uma das preferidas da "galera" de Florianópolis e toca rock & pop.
No ano passado, durante sua temporada de quadras duras, nos Estados Unidos, Guga viu dois shows de Carlos Santana. No segundo deles, em Indianápolis, o tenista foi reconhecido pelo cantor. Foi convidado a subir ao palco e ganhou um crucifixo de estimação que há anos estava com Santana. O técnico Larri Passos foi contemplado com um chapéu do cantor mexicano.
Enquanto Guga alegrava o ambiente no X Music Hall, sua mãe preferia um jantar com a mãe do governador, Elza Amin.
Dona Alice revelou também a uma colunista de um jornal de Florianópolis que está satisfeita por ser reconhecida na rua. Contou que dia desses dirigia à noite quando dois garotos apareceram na sua frente, fazendo ziguezague na rua, cada qual com seu skate. Dona Alice começou a dar um sermão nos dois, quando um deles virou e disse: "O que que há, número 1". Eles haviam reconhecido a mãe do tenista número um do mundo.
Na segunda-feira, os festejos vão diminuir um pouco. Guga voltará a treinar em Camboriú, cidade de sua avó Olga, e onde o técnico Larri Passos tem sua academia. O tenista terá a companhia dos israelenses Harel Levy e Naon Okun.
Os brasileiros André Sá e Antonio Prieto também deve fazer parte do grupo.
O objetivo é fazer como na preparação desta temporada de 2000. Guga começou cumprindo uma programação intensa de treinos, preparação física, sessões de ginástica em academia, etapas de relaxamento em piscina e outros recursos que foram importantes para o jogador ter uma campanha tão boa e chegar ao primeiro lugar do raking mundial.
Nos próximos dias o jogador também terá de gravar mais um comercial institucional para um de seus patrocinadores, o Banco do Brasil. O comercial deverá ser gravado antes do Natal, em Santa Catarina.
O número um partirá para a Austrália no dia 7 de janeiro, onde disputará a primeira competição da temporada de 2001, que para ele começa dia 15 em Melbourne, em quadras rápidas.