São Paulo - Apesar de ter perdido recentemente o prêmio de melhor jogador do mundo para o francês Zidane, da Juventus, e de muitas de suas atuações na Seleção Brasileira e no Barcelona terem sido contestadas, Rivaldo deve encerrar o ano com uma importante marca. De acordo com um levantamento feito pela Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol, com sede em Wiesbaden (Alemanha), o craque do Barça é até aqui o principal artilheiro de jogos internacionais de 2000, que leva em conta jogos pelas seleções principais, na Olimpíada ou nas partidas disputadas em torneios intercontinentais entre os clubes.
Com 21 gols, Rivaldo pode ser igualado ou superado apenas por Romário, do Vasco da Gama, caso ele marque três ou mais gols na decisão da Copa Mercosul contra o Palmeiras, quarta-feira, no Parque Antártica.
Na lista divulgada ontem, cinco brasileiros figuram entre os mais maiores goleadores internacionais da temporada. Além de Rivaldo e Romário, aparecem os nomes de Luizão (Corinthians), Jardel (Galatasaray) e Guilherme (Atlético-MG).
Com uma lesão na perna esquerda, Rivaldo está vetado para o jogo de hoje com o Rayo Vallecano, em Madri, pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol. Em quinto lugar com 23 pontos, o time catalão precisa de uma vitória na casa do adversário para não se distanciar dos líderes Valencia e La Coruña.
Mas o brasileiro não será o único desfalque do Barça, pois o técnico Lorenzo Serra Ferrer terá de quebrar a cabeça para escalar a equipe. Abelardo, Puyol, Dani, De la Peña, Dutruel e Arnau (todos contundidos), além de Cocu (suspenso) também estão de fora.
Após ter perdido na última rodada a liderança isolada do campeonato, o La Coruña enfrenta o Alavés, fora de casa, desfalcado do meia Djalminha, que cumpre o primeiro dos dois jogos de suspensão pegos devido à expulsão no jogo com o Rayo Vallecano, semana passada.
"A partida com o Alavés deverá ser muito equilibrada, faremos o melhor possível para pelo menos mantenhamos a liderança ao lado do Valencia", disse o volante Mauro Silva, que renovou antecipadamente seu contrato com o La Coruña por mais três temporadas. "Estava estudando propostas de clubes do Brasil, porém a oferta que me fizeram aqui foi irrecusável."