Rio - Com as boas vitórias sobre o argentino Franco Squillari (14.º do ranking mundial) e diante do marroquino Karin Alami (52 da ATP), a mais nova revelação do tênis brasileiro, Alexandre Simoni, transformou-se no primeiro tenista a garantir uma das quatro vagas das semifinais do Masters da Copa Ericsson de Tênis, que se disputa no Jockey Club do Rio.
Aos 21 anos, este tenista que troca a cor dos cabelos como quem troca de camisas, está certo de, enfim, ter encontrado o caminho certo para alcançar bons resultados no profissionalismo: passou a viajar com maior freqüência e, assim, ganhou experiência suficiente para realizar boas campanhas. Este ano, Simoni foi o brasileiro que mais subiu no ranking mundial.
Está atualmente na posição de número 162, resultado de boas campanhas em torneios internacionais. Ganhou dois títulos de competições da categoria Challenger (US$ 50 mil de pontuação) em Gramado, no Rio Grande do Sul, e em Brasov, na Romênia. Recentemente alcançou as semifinais da etapa do Chile da Copa Ericsson, e na semana passada esteve na final da Costa Rica deste mesmo circuito.
"Estou com foco totalmente voltado à minha carreira", disse Simoni, certo de que para vencer no tênis é preciso investir nos treinamentos e estar sujeito a certos sacrifícios. "Passei a viajar mais, muitas vezes sozinho, pois sei que só assim ganho a experiência necessária para poder vencer jogos e torneios."
Seu jogo também melhorou muito tecnicamente. É um tenista de bom saque e golpes fortes de fundo de quadra. Sabe jogar tanto no saibro como nas superfícies mais rápidas, como o cimento, do Jockey Club do Rio. Está sendo treinado por Ricardo Acioly - técnico da equipe brasileira da Copa Davis - e vem "sofrendo" nas mãos do preparador físico Edu Faria - também da Davis brasileira.
Com o físico em ordem e um bom técnico, Simoni espera alcançar seu próximo objetivo na carreira: colocar-se entre os 100 primeiros do ranking. "Até agosto do ano que vem não tenho pontos para defender", disse. "Quero aproveitar para melhorar o meu ranking." As semifinais do Masters da Copa Ericsson de Tênis serão jogadas neste sábado, com os vencedores decidindo o título no domingo. A competição distribui um total de US$ 200 mil em prêmios para apenas oito participantes.