São Paulo – O brasileiro Acelino Popó Freitas não encontrou grandes dificuldades para fazer o porto-riquenho Daniel Alicea beijar a lona na noite deste sábado. Em luta que não valia o cinturão mundial dos super-penas, o pugilista baiano derrotou, por nocaute no primeiro assalto, o frágil rival. A disputa aconteceu na cidade inglesa de Sheffield.
Durante a pesagem, o porto-riquenho provocou Popó, dizendo que venceria a
luta no sétimo round. A resposta do brasileiro foi direta. “ Vou vencer com um direto de direita e um gancho de esquerda.” E nem foi preciso tanto. Com 50 segundos de luta, Popó acertou um potente
direto de direita, levando Alicea à lona.
O combate serviu apenas para treino. Popó tinha a intenção de colocar o título mundial em jogo, mas a Organização Mundial de Boxe (OMB) vetou a pretensão por não estar Alicea entre os pugilistas em condições de desafiar o dono do cinturão.
Foi o vigésimo oitavo combate como profissional do brasileiro, que ganhou todas as disputas, muitas delas com adversários de cartel duvidoso como o caso de Alicea. O porto-riquenho só subiu no ringue por ter o americano Lewis Wood, que desafiaria Popó, machucado o pulso e sido obrigado a desistir do combate.
Popó e seu empresário, Ruy Pontes, já pensam na próxima defesa do título a intenção é de que o combate seja realizado no final de janeiro na Bahia. O rival, no entanto, não está definido. Os mais cotados são o americano Floyd Mayweather, campeão pelo Conselho, e o cubano Joel Casamayor, campeão pela Associação Mundial de Boxe. A tentativa do brasileiro é unificar o ranking mundial nas três principais entidades da modalidade.