São Paulo - O Brasil conquistou neste domingo o seu primeiro título da La Gran Copa Ericsson, com o paulista Alexandre Simoni. No Jockey Club Brasileiro, na capital carioca, Simoni derrotou o marroquino Karim Alami, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/5, em 1h21min de jogo, na final da competição, que encerrou a Copa Ericsson 2000, depois de percorridas oito cidades na América Latina.
Depois de uma semana de muito sol, no Rio de Janeiro, a chuva veio para atrapalhar a programação deste domingo, no Jockey, mas acabou sendo a grande aliada de Simoni. O paulista havia feito partidas longas nos últimos dias, vinha sofrendo com o calor e se beneficiou da chuva, apesar de ter atrasado por três horas o início do jogo.
A partida só começou às 15h, e poucos minutos depois Simoni já quebrava o saque de Alami, 57° colocado no ranking mundial. A quebra foi no 3 a 2, suficiente para o brasileiro só precisar manter o seu serviço para fechar o primeiro set, em 6/3, com uma direita cruzada. A segunda série seguiu sem quebras até o 5x5, quando Simoni, em domingo inspirado e jogando o seu melhor tênis, quebrou o serviço do marroquino e no game seguinte, com uma devolução de saque de Alami para fora, conquistou a sua primeira vitória na Copa Ericsson.
"Foi muito importante ter jogado em casa, com a presença do meu técnico, do meu preparador físico e da minha família", disse Simoni. "Fiz partidas duríssimas durante a semana, sob muito calor e acabei me cansando muito. Essa chuva de hoje veio para me ajudar", comemorou o paulista, que nesta temporada subiu mais de 100 posições no ranking mundial e é o quarto melhor brasileiro no ranking nacional.
Em seu quarto ano de realização, foi a primeira vez que um brasileiro conquistou o troféu de campeão na La Gran Copa. Nos três anos anteriores, em Porto Alegre, Franco Squillari (ARG), em 97 e 99 e Younes El Ayanoui(MAR), em 98, foram os campeões.
A partir desta segunda-feira, Simoni, 162° no ranking mundial, entra de férias por 10 dias e volta a jogar um torneio, no final de dezembro, em São Paulo.
Além do troféu de campeão, Simoni ganhou um prêmio de US$ 46 mil e 100 mil milhas da Delta Air Lines.