Belo Horizonte - O América-MG começa nesta quarta-feira a correr atrás de reforços para a temporada 2001. O clube aguarda apenas o recebimento dos US$ 600 mil (cerca de R$ 1,17 milhão) referentes à venda de 35% do passe do atacante Álvaro para o Helsingborg, da Suécia. A renovação de contrato com o zagueiro Flávio, cujo passe pertence ao Vitória/BA, é prioridade.
A confirmação da compra do passe do jogador foi feita ontem, durante um almoço entre o diretor de Futebol do América, Procópio Cardoso Neto; o diretor da Academia Internacional, Luiz Grego, e dirigentes do Helsingborg, que aproveitaram para conhecer todas as dependências do clube mineiro. Com a venda de 35% do passe, o restante ainda pertencerá ao América - que irá receber 65% do montante, caso Álvaro seja negociado para outro clube.
O dinheiro, porém, só deverá chegar aos cofres americanos hoje, já que precisa passar por todo um processo burocrático. “O América é um clube direito. Temos que fazer as coisas certas, para não ter CPI", brincou Procópio Cardoso Neto, que irá providenciar o pagamento dos funcionários e, com o restante, tentará os reforços.
Entre as prioridades, está a contratação de um atacante, para substituir Zé Afonso, que não renovou contrato com o América. Outra posição que interessa aos dirigentes é a lateral direta, já que Paulo César acertou sua transferência para o Atlético. “Falei com o zagueiro Flávio hoje (ontem) e ele reafirmou a vontade de ficar aqui. Vamos continuar conversando com o Vitória", informou o dirigente.
Treinador
Procópio Cardoso Neto explicou na terça que ficará no comando técnico do América-MG até que a diretoria tenha condições financeiras de contratar um novo treinador - foi por este motivo que o clube não renovou com Jair Pereira, que reivindicou reajuste salarial.
“Estão falando que eu estava de olho no cargo de técnico. Só aceitei para ajudar o América. Assim que o clube contratar outro, saio para ficar apenas como diretor", avisou Procópio, que, inclusive, negou o convite de outro clube para assumir a função de técnico. “Fiquei honrado, mas assumi compromisso com o América e não posso deixar o clube na mão."
Procópio não confirma interesse de times de outros estados em jogadores do América, como o armador Fabrício e o volante Claudinei. Dirigentes do Vasco poderão aproveitar a estadia do time em Belo Horizonte, no sábado, quando vai enfrentar o Cruzeiro, para oficializar a proposta por Claudinei. O interesse pelo jogador americano surgiu depois que ele foi indicado pelo atacante Romário.