São PAulo - A 1ª Copa América, prova de ciclismo que acontece no dia 7 de janeiro, já tem presença confirmada de várias feras do ciclismo internacional. Entre elas estão os uruguaios Gregório Bare e José Ubaldo Maneiro; os argentinos Roberto Richeze, Ruben Bongiorno e Mario Gimenez e os chilenos Marco Antônio Arriagada Quinchel e Richard Angelo Rodriguez. Ainda falta confirmar a relação de ciclistas dos Estados Unidos e Canadá, que estão escolhendo seus melhores atletas para participar da prova.
Uma exigência feita pela organização aos dirigentes estrangeiros é de mandarem apenas participantes com alto nível técnico.
"Teremos ciclistas das seleções principais de cada país. Com isso, o nível técnico da prova será alto. Os nosso atletas poderão tirar muito proveito destas participações, principalmente, porque no Brasil não existem muitas provas de velocidade", comentou Marcos Mazzaron, da Federação Paulista de Ciclismo.
O destaque da delegação uruguaia é o ciclista Gregório Bare, que participou dos Jogos Olímpicos de Sydney e foi medalha de ouro no Mundial B, em 1999. Já os argentinos, com três atletas, trazem seu atual campeão de estrada, Roberto Richeze e o de velocidade, Ruben Bongiorno. Do Chile vem um medalhista do Pan-americano de Winnipeg. O ciclista Richard Angelo Rodriguez ficou com o bronze no Canadá, além de ser vice-campeão de velocidade em seu país.
"A grande novidade para o ciclismo brasileiro será a transmissão ao vivo pela rede Globo. Isso está dando um ânimo maior aos nossos atletas, que tentarão se superar para fazer bonito", disse Mazzaron.
A prova terá 40 quilômetros de percurso, divididos em quatro voltas de 10 quilômetros. Os ciclistas serão monitorados pela organização por meio de chips, instalados nas bicicletas. Com isso, os resultados serão divulgados mais rápido. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de janeiro os organizadores decidiram prorrogar o prazo em razão das festas de final de ano -, na FPC ou no site: www.copaamericadeciclismo.com.br.
A Confederação Brasileira de Ciclismo estará credenciando alguns atletas de elite, bem como cada Federação poderá indicar dois ciclistas do Estado. A idade mínima para participar é de 16 anos (com autorização dos responsáveis.