São Paulo – O Vasco conquistou na noite desta quarta-feira o Campeonato Carioca feminino de basquete. Derrotou, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, a Mangueira/Paraná, por 94 a 88. Fechou assim em 3 a 2 a série decisiva.
As equipes começaram errando muito. Mas o nervosismo passou após os primeiros minutos, mas o equilíbrio prevaleceu. No primeiro quarto, as paranaenses venceram por 23 a 22. Mas, no segundo, o Vasco reagiu terminando na frente por 48 a 47.
As paranaenses viveram seu pior momento no terceiro quarto. Com muitos erros, propiciaram os contra-ataques para o Vasco, que chegou a abrir 13 pontos de frente. A reação do Paraná começou com uma reclamação da pivô russa Elena. Depois de cometer falta no ataque, ela se irritou com a arbitragem. Acabou sendo apita falta técnica, a quinta da jogadora, que foi excluída.
Sem Elena, o Vasco caiu de produção e o Paraná conseguiu reduzir sua desvantagem. Terminou o terceiro quarto perdendo por 61 a 53. No quarto final, as paranaenses diminuíram ainda mais a frente vascaína, mas perderam uma importante jogadora logo no começo. A americana Page, com cinco faltas, teve que sair.
A situação do Paraná se complicou ainda mais quando Mamá, também por excesso de faltas, foi excluída. Sem duas pivôs, o time não teve forças para segurar o Vasco.
VASCO – Claudinha (25), Janeth (21), Elena (12), Kelly (13) e Astou (08). Entraram Micaela (05), Kátia (10) e Mina (-). Técnica: Maria Helena Cardoso.
MANGUEIRA/PARANÁ – Helen (14), Silvinha (18), Page (20), Mamá (13) e Goodson (17). Entraram Patrícia (02), Cíntia (02), Josiane (02) e Karla (-). Técnico: Antônio Carlos Vendramini.