CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fluminense constrói Centro Cultural nas Laranjeiras
Domingo, 24 Dezembro de 2000, 00h38

São Paulo - O primeiro passo para o resgate da autoestima do Fluminense foi dado dentro de campo, com as boas campanhas na Copa do Brasil e na Copa João Havelange, que recolocaram o clube num lugar de destaque no cenário do futebol brasileiro. O próximo será dado fora das quatro linhas. Preocupada em resgatar e preservar a memória do aristocrático clube das Laranjeiras, a diretoria tricolor reformará a sede da Rua Álvaro Chaves e construirá no local um Centro Cultural, com cerca de dois mil metros quadrados. A idéia é que as obras estejam concluídas em 2002, ano do centenário do clube.

”Nossa intenção é não só cuidar dignamente da memória do Fluminense, mas também revitalizar a vida social do clube. Assim, atrairemos novos sócios, torcedores e resgataremos o glamour e a Belle Époque do Tricolor – afirmou Gustavo Marins, um dos coordenadores do projeto.

O Centro Cultural abrigará um museu totalmente informatizado, com exposições temporárias e permanentes, um espaço multimídia, videoteca, sala de leitura, teatro, cinema e auditório. Além disso, está prevista no projeto a criação de um pub inglês Oscar Cox, em homenagem a um dos fundadores do clube. Os recursos para a obra, que está orçada em R$ 8 milhões, deverão ser obtidos através de empresas privadas, que poderão receber em troca incentivos fiscais por intermédio das leis Rouanet e Estadual de incentivo à cultura.

Como a sede do Fluminense é tombada pelo patrimônio histórico estadual e federal, todo o projeto de restauração arquitetônica, além da construção do novo espaço, comandado pelo arquiteto Luiz Carlos dos Reis, tem de ser aprovado pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). O projeto foi exposto na sexta-feira passada e praticamente aprovado, faltando apenas alguns detalhes.

”Vamos restaurar a sede nos mínimos detalhes. Os afrescos, vitrais, quadros, enfim, tudo será muito bem cuidado, após um enorme trabalho de museologia”, afirmou Gustavo Marins, fazendo questão de ressaltar o pioneirismo da iniciativa tricolor:

”A criação deste Centro possibilitará que o Fluminense seja pioneiro entre os clubes brasileiros. Além de divulgar sua memória, ele desenvolverá a cultura do país.”

L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fluminense
Fluminense espera acertar com Magno Alves semana que vem
Roger se desliga do Fluminense
Roger se explica sobre transferência para o Benfica
Fluminense pode tirar Ramon do Atlético-MG
Veja lista completa