São Paulo - Associar-se a campeonatos de surfe e concertos de rock são algumas das estratégia para conquistar novos adeptos para a pequena torcida da Lusa. A afirmação é de José Estevão Cocco, sócio-diretor da Brunoro & Cocco Sport Business, empresa que assumiu o departamento de marketing do clube.
Como conquistar novos torcedores para um clube que não conquista um título há 27 anos?
José Estevão Cocco: É uma tarefa difícil e estafante. Costumo dizer que é mais fácil um homem trocar de esposa do que trocar de time. Mas temos que ir atrás de públicos novos.
Que tipo de público?
O público jovem, que não freqüenta estádios. Isso irá rejuvenescer a marca Portuguesa e irá deixá-la mais simpática do que já é. Por que nós não patrocinamos um atleta de surfe ou concertos de rock ? Desta forma podemos gerar um público simpático à Lusa, que não seja obrigatoriamente torcedor de futebol.
Qual o objetivo de tornar a Portuguesa uma marca simpática?
A valorização. Quando eu me associo a um esporte radical ou a um evento musical eu agrego à minha marca todas as características daquele determinado esporte ou evento, que é competitividade, vitória, alegria, saúde. Esse é um grande valor para o patrocínio
E quem será o patrocinador da Lusa em 2001?
Estamos em busca de patrocinadores para a Portuguesa. Só que um estudo mais detalhado, com dados para convencer o patrocinador sobre o que ele vai receber em troca de seu investimento, só será concluído em meados de janeiro. Não queremos apenas um nome na camisa. Queremos um parceiro de verdade.
Como conquistar torcedores fiéis, que freqüentam os estádios?
É um trabalho complicado pois um torcedor não muda de clube depois de crescido. A pessoa escolhe o time para o qual vai torcer quando ainda é criança. O negócio então é marcarmos presença no mundo infantil. Por que a Portuguesa não pode, por exemplo, estar no programa da Eliana, da TV Record? Temos que buscar torcedores fora dos estádios e do meio esportivo em geral.