Rio - Cerca de 14 mil atletas, recorde da prova, vão participar no dia 31 de dezembro da tradicional corrida de São Silvestre, que mais uma vez contará na largada com o tetracampeão queniano Paul Tergat, informou nesta terça-feira a assessoria de imprensa da organização.
Tetracampeão mundial de cross country e recordista mundial da meia-maratona, Tergat vai buscar sua quinta vitória em São Paulo depois de ganhar em 1995, 1996, 1998 e 1999.
Entre as figuras importantes que também participarão da prova figuram o também queniano William Kiplagat, terceiro na Maratona de Roterdã, e os etíopes Tesfaye Tola, bronze na maratona dos Jogos de Sydney-2000, e Tesfaye Jifar, bronze no Mundial da Meia-maratona.
Pelo Brasil aparecem com possibilidades de ficar com a vitória Marílson dos Santos, quarto em 1999, Vanderlei Cordeiro, ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-99 e Emerson Iser Bem, vencedor em 1997 da corrida paulista.
Na categoria feminina destacam-se a queniana Lydia Cheromei, campeã do ano passado e favorita para o bicampeonato, a equatoriana Martha Tenorio, vencedora em 1987 e 1997, a italiana Ornela Ferraro e a chilena Erika Oliveira.
O prêmio da prova, que é disputada pelas principais ruas da cidade em um percurso de 15 km, chega a US$ 6,3 mil, tanto na categoria feminina como na masculina.