Rio - Entre os dias 12 e 14 de janeiro, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, os melhores jogadores de vôlei de praia do Brasil disputam o torneio Rei da Praia 2001. Atual campeão, o carioca Fred vem treinando intensivamente e tentará repetir a campanha do último ano, mas terá pela frente adversários de peso como o cearense Márcio, atual campeão brasileiro, o baiano Ricardo, vice-campeão olímpico em Sydney e o melhor atacante e bloqueador da última temporada, o paranaense Emanuel, recordista de vitórias no Circuito Mundial.
Completam a lista o capixaba Loiola, Rei da Praia nos Estados Unidos em 97; os cearenses Franco, vice-campeão do Rei da Praia 2000, e Roberto Lopes; os baianos Paulão, Bella, Paulo Emílio e Juca; os pernambucanos Adriano, melhor levantador do Circuito Banco do Brasil no ano passado, Lula, terceiro colocado no Rei da Praia de 99 e de 2000, e Garrido; o amazonense André, considerado um dos três melhores atacantes em 2000, e Pará.
"Acho o Torneio Rei da Praia muito importante, principalmente, porque testamos nossas capacidades individuais, já que temos que nos adaptar a parceiros diferentes em cada partida", disse Fred, que venceu seis dos nove jogos que disputou na última edição.
No Rei da Praia os atletas jogam cada partida com um parceiro diferente. Ao final da competição, que dura três dias, quem somar o maior número de vitórias é declarado o campeão. Os jogos são disputados em sets únicos de 15 pontos, chegando ao máximo de 17, ou sete minutos de bola em jogo.