São Paulo - Após a definição das equipes estrangeiras que participarão da 1ª Copa América de Ciclismo, os representantes de EUA, Uruguai, Argentina e Chile começam a desembarcar no Brasil nesta sexta-feira.
Estão confirmadas as presenças do uruguaio Gregório Bare, que disputou as Olimpíadas de Sydney; dos argentinos Roberto Richeze e Ruben Bongiorno, campeões nacionais de estrada e velocidade, respectivamente, e do chileno Richard Angelo Rodriguez, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999.
Pelos Estados Unidos, o destaque é o cubano naturalizado americano Ray Neil Sanchez, que já conquistou uma série de títulos nacionais. John Polkavan, Doug Ziewacz e John Liewyn completam a equipe.
A organização do evento exigiu que os países participantes enviassem seus melhores atletas, para garantir que a competição tenha um alto nível técnico. A idéia é proporcionar aos brasileiros um intercâmbio com os ciclistas de fora, já que não são disputadas muitas provas de velocidade no país.
A Copa América terá 40km, divididos em quatro voltas de 10km. Os competidores serão monitorados através de chips instalados nas bicicletas, num sistema semelhante ao utilizado na São Silvestre deste ano. Com isso, os resultados serão divulgados assim que o último colocado completar o percurso. A competição terá a participação de 400 atletas, somente na categoria masculino e nas modalidades elite e speed. A largada será às 9h30min deste domingo, no Parque Villa Lobos, em São Paulo.