Rio - Depois de um recesso de 18 dias para as festas de fim de ano, dez partidas voltam a movimentar o Campeonato Espanhol neste fim de semana. A principal delas reúne no domingo o Real Madrid, que luta para assumir a liderança isolada, e o Alavés, que, jogando em casa, tentará manter a boa campanha realizada até aqui.
Os madrilenos dividem a primeira colocação com o Valencia, que leva vantagem no saldo de gols. Ambos estão com 32 pontos, mas a equipe do técnico Vicente Del Bosque tem um jogo a menos. O Real pode assumir a liderança pela primeira vez nesta temporada, desde que derrote o Alavés, sétimo colocado com 24 pontos, e seu adversário direto tropece diante do Racing Santander.
De olho no jogo do Real Madrid, o Valencia não deve encontrar grandes dificuldades para superar o Racing, que está em 18º lugar com apenas 14 pontos. O problema é que o time do técnico Hector Cúper vem abalado pela eliminação na Copa do Rey para o modesto Guadix, da Terceira Divisão.
Outra equipe em busca de reabilitação é o Deportivo, terceiro colocado com 31 pontos, que enfrenta o Valladolid, fora de casa. O time dos brasileiros Djalminha, César Sampaio, Donato, Mauro Silva e Emerson também foi eliminado da Copa do Rey no meio da semana, perdendo a vaga para o Tenerife, da Segunda Divisão. Neste domingo, o La Coruña enfrentará um adversário que ocupa a 15ª posição, com 18 pontos, e pode terminar a rodada de volta à liderança, desde que Valencia e Real Madrid não vençam seus jogos.
Um pouco distante dos principais colocados, o Barcelona visita o Oviedo. O time do brasileiro Rivaldo está na quarta posição, com 27 pontos, enquanto seu adversário ocupa o nono lugar, com 23. A partida marcará a estréia do meia iugoslavo Paunovic no Oviedo.
Quem também estreará é o técnico John Toshack, que tentará tirar o Real Sociedad da lanterna, ao enfrentar o Zaragoza. A 17ª rodada do Espanhol terá ainda os seguintes jogos:
Celta x Las Palmas
Espanyol x Numancia
Málaga x Athletic Bilbao
Osasuna x Villarreal
Rayo Vallecano x Mallorca