Rio - A equipe do Crea que vai vistoriar o estádio de São Januário, do Vasco, chegou ao estádio no fim da manhã desta sexta-feira. São 10 pessoas: quatro engenheiros de estrutura e arquitetos. Segundo José Chacon de Assis, presidente da entidade, a idéia do Crea é descobrir a causa do acidente, as conseqüências e ir além, elaborando normas de segurança para os estádios.
"É preciso garantir para as pessoas que compram os ingressos que elas não vão conviver com a superlotação perigosa nos estádios", afirmou.
O engenheiro disse ainda que o Crea vai vistoriar todos os grandes estádios do Rio de Janeiro para comparar a realidade deles e chegar às melhores normas de segurança. Chacon se mostrou favorável à construção de alambrados intermediários. "Eles podem servir para conter explosões da torcida."
O presidente do Crea concordou com seu colega Alexandre Duarte, que disse há pouco que, em São Januário, foi sorte o alambrado ter cedido. "Como a altura entre a arquibancada e o campo era pouca, neste caso a queda do alambrado evitou o pior", ressaltou.
Após vistoriar os estádios, o Crea prevê que os resultados finais estejam disponíveis em 30 dias para as administrações dos estádios, governo e internet. Para a vistoria de São Januário o prazo deve ser menor: 10 dias, devido à urgência do caso.