Brasília - O presidente da CPI da CBF/Nike, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), quer que o governo atue com mais firmeza no controle da qualidade e segurança dos estádios de futebol em todo o país. Rebelo marcou para o dia 15 uma reunião com integrantes da CPI, dos ministérios da Justiça e dos Esportes, diretores da CBF, federações estaduais de futebol e clubes para discutir normas de segurança nos estádios.
"Essa situação de São Januário deve ser comum a outros estádios, com maior ou menor gravidade", afirmou o parlamentar, justificando a reunião. Para Rebelo, leis que protejam o torcedor já existem no país, mas segundo ele, "falta uma atuação mais firme da CBF". Ele cita como exemplo o fato de não haver obrigatoriedade de vistoria nos estádios que, no seu entendimento, deveriam ser feitas pelo menos a cada dois anos.
Antes da entrevista coletiva, concedida no Congresso, Aldo Rebelo conversou por telefone com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Segundo o deputado, Teixeira eximiu-se de parte da responsabilidade, afirmando que a CBF repassa para as federações estaduais as obrigações de fiscalizar os estádios.