Rio - A Costa Rica confirmou seu favoritismo e conquistou a última vaga para a fase final das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2002. Jogando no Estádio Orange Bowl, em Miami, a equipe dirigida pelo brasileiro Gílson Nunes goleou a Guatemala por 5 a 2 e vai se juntar a Estados Unidos, México, Trinidad & Tobago, Honduras e Jamaica. Três seleções se classificarão para o Mundial.
A partida-extra foi realizada em razão de as duas equipes terminarem empatadas em todos os quesitos no Grupo E das semifinais. Por isso, esperava-se um jogo truncado e nervoso por parte das duas equipes. Mas não foi isso que aconteceu. Logo aos quatro minutos, Carlos Ruiz abriu o placar para a Guatemala. Mas a vantagem durou apenas três minutos: Paulo Wanchope aproveitou uma confusão na área e empatou. A virada veio apenas aos 43 minutos, quando Rolando Fonseca recebeu um cruzamento de Rodrigo Cordero e escorou para o fundo do gol.
No segundo tempo, o jogo aberto do primeiro tempo virou uma partida tensa. Logo no início, o zagueiro guatemalteco German Ruano foi expulso. A Costa Rica se aproveitou da vantagem numérica e fez dois gols em um minuto. Aos 13, com Reynaldo Parks, e aos 14, com Fonseca. Aos 28, Jafety Soto selou a classificação. Ruiz, de pênalti, marcou o segundo gol da Guatemala, aos 44.