São Paulo - O iatista Robert Scheidt viaja na noite desta quinta-feira para Miami, onde vai disputar a Semana de Vela de Key West - o maior evento de vela oceânica dos Estados Unidos -, que acontece entre os dias 15 e 19 deste mês na Flórida.
O medalhista olímpico participará da competição pela classe FARR 40 e será o tático do barco Phenix (conhecido no Brasil como Mitsubishi), que terá, ao todo, nove tripulantes. Sob o comando de Eduardo Souza Ramos, a embarcação de 40 pés terminou na quinta colocação a Miami Regatta 2000, em dezembro último.
"Este será um torneio de 10 regatas curtas e extremamente disputadas, contará com barcos de até 70 pés e velejadores de alto nível técnico. Muitos dos inscritos são grandes feras européias deste esporte", diz Robert. "Chegar entre os 10 primeiros será um bom resultado e entre os cinco melhores, uma excelente colocação."
Depois da Semana de Vela de Key West, Robert Scheidt participa, de 27 de janeiro a 3 de fevereiro, do Campeonato Brasileiro da Classe Laser, em Fortaleza. O iatista tentará seu sétimo título nesta competição, a primeira que disputará pela classe Laser depois dos Jogos Olímpicos de Sydney, quando conquistou a medalha de prata.
"No primeiro semestre deste ano, centralizarei minhas atenções em dois torneios do circuito europeu, o Campeonato Holandês e a Semana de Kiel (também na Holanda), e no segundo, no Campeonato Mundial da Irlanda, em agosto, quando buscarei meu quinto título mundial", conta o atleta, eleito em novembro pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) como o melhor da vela no ano 2000.