São Paulo – Todos os representantes brasileiros venceram na categoria 16 anos e se classificaram para as oitavas-de-final da etapa venezuelana do Circuito Cosat, o principal torneio infanto-juvenil da América do Sul. A disputa é realizada na cidade de Valencia. Os donos da casa foram as maiores vítimas dos tenistas nacionais com seis eliminações.
O paulista cabeça-de-chave Leandro Nunes, de 15 anos, estreou vencendo o venezuelano Daniel Omana por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (2) 6/2. Agora, Leandro enfrenta o argentino Marcos Longoni.
Oo gaúcho Andre Behs passou fácil pelo colombiano Daniel Isaza por 2 sets a 0, parciais de 6/1 6/0, e agora encara Leandro Perera, do Uruguai.
Lenoir Ramos, do Distrito Federal, e o paulista Caio Piacentini também venceram venezuelanos. Lenoir bateu Juan de Armas por 2 sets a 0, parciais de 6/0 6/2, e tem pela frente o colombiano Juan Cabral. Já Caio teve mais dificuldades para vencer em sua estréia Javier Bacaicoa por 2 sets a 1, parciais de 4/6 6/4 6/1. O paulista agora joga contra o cabeça-de-chave Fernando Guevara, da Colômbia.
O paulista Eidy Igarashi venceu o uruguaio Matias Dominguez por 2 sets a 0, parciais de 6/1 6/0, e pega nas oitavas-de-final o colombiano Sergio Ramirez, cabeça-de-chave. Já o também paulista Leonardo Kirche, de 15 anos, cabeça-de-chave, passou por Juan Baquerizo, do Equador, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 6/2, e pega na próxima rodada o venezuelano Daniel Vellverdu.
Entre as mulheres, Fernanda Caputi, de Piracicaba (SP), e Larissa Carvalho, de Brasília, número 1 do ranking nacional, não precisaram jogar para garantir vaga nas oitavas. Fernanda pega Schnitzer Pascale, do Chile, e Larissa pega a colombiana Maryorie Franco, que venceu Paola Iovino por 2 sets a 0, parciais de 6/1 6/2.
As paulistas Patrícia Coimbra e Ana Paula Savioli bateram mais duas venezuelanas. Coimbra,que disputou o pré-quali do Aberto de São Paulo, passou por Milena Paz por 2 sets a 0, parciais de 6/1 6/0, e Savioli, de apenas 14 anos, bateu Beatriz Ospina por 2 sets a 0, parciais de 6/2 6/4. Na próxima rodada, Patrícia Coimbra pega Viviana Yrureta, também da Venezuela, e Ana Paula tem um jogo contra a cabeça-de-chave Soledad Esperon, da Argentina.
Para garantir a invencibilidade brasileira nos 16 anos, a catarinense Larissa Santos eliminou mais uma venezuelana. A vítima foi Karines Tortolero, que perdeu por 2 sets a 0, parciais de 6/1 6/2. Larissa enfrenta agora a argentina Carla Zabaleta.