Rio - Conseguir a classificação para o Mundial Sub-20, que será realizado este ano, na Argentina. Este é o principal objetivo das dez seleções que começam nesta sexta-feita, no Equador, a disputar o Campeonato Sul-Americano da categoria. Brasil x Peru abre a competição. O jogo será realizado no Estádio Municipal La Concha, em Latacunga.
O destaque da Seleção Brasileira é o atacante Adriano, do Flamengo, convocado pelo técnico Emerson Leão em novembro do ano passado para o jogo contra a Colômbia, no Morumbi, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2002.
Brasil e Argentina são os mais cotados para brigar pelo título sul-americano. Para os argentinos, a competição servirá apenas como preparação para o Mundial, que irão organizar. Eles estão automaticamente classificados. Por isso, abrirão vaga para o quinto colocado do Sul-Americano caso terminem o torneio entre os quatro primeiros colocados.
O Campeonato Sul-Americano Sub-20 será disputado por dez seleções, divididas em dois grupos de cinco. Classificam-se para a segunda fase os três primeiros colocados de cada chave. Nesta etapa, todas as equipes vão se enfrentar. Os quatro times mais bem colocados garantem presença no Mundial Juvenil, que será realizado na Argentina.
A Federação Equatoriana de Futebol escolheu as seguintes cidades como sedes: Ambato, Cuenca), Latacunga e Riobamba para a primeira fase; Guayaquik, Machala e Portoviejo para a segunda fase.
Na primeira fase, as seleções serão divididas em dois grupos. O A é composto por Brasil, Paraguai, Peru, Venezuela e Equador. O B conta com Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e Bolívia.
A tabela:
Grupo A:
12 de janeiro:
Brasil x Peru, em Latacunga
13 de janeiro:
Equador x Venezuela, em Riobamba
15 de janeiro:
Paraguai x Brasil, em Ambato
Peru x Equador, em Ambato
17 de janeiro:
Venezuela x Peru, em Riobamba
Equador x Paraguai, em Riobamba
19 de janeiro:
Peru x Paraguai, em Riobamba
Brasil x Venezuela, em Riobamba
21 de janeiro:
Venezuela x Paraguai, em Ambato
Equador x Brasil, em Ambato
Grupo B:
14 de janeiro:
Uruguai x Colômbia, em Cuenca
Argentina x Bolívia, em Cuenca
16 de janeiro:
Colômbia x Argentina, em Cuenca
Chile x Uruguai, em Cuenca
18 de janeiro:
Bolívia x Colômbia, em Cuenca
Argentina x Chile, em Cuenca
20 de janeiro:
Chile x Colômbia, em Cuenca
Uruguai x Bolívia, em Cuenca
22 de janeiro:
Chile x Bolívia, em Cuenca
Argentina x Uruguai, em Cuenca