Recife - Depois de conquistar a terceira colocação no Campeonato Brasileiro da classe Europa, quarta-feira, em Porto Alegre, Roberta da Rosa Borges assegurou uma das três vagas para o Mundial da classe, que será disputado no mês de julho, em Portugal.
Mais uma vez, a velejadora pernambucana mostrou talento. Competindo na categoria há pouco mais de um ano e ainda sem contar com equipamento próprio, Roberta soube enfrentar os ventos fortes (mais de 40 nós) e se garantir no principal torneio da modalidade.
Enquanto Roberta brilhava em Porto Alegre, a garotada do optimist vem dando duro na disputa do Campeonato Brasileiro da classe, que está acontecendo na praia de Camburi, no Espírito Santo. Ruy Guimarães e Andréa da Rosa Borges, do Cabanga Iate Clube, são os melhores do Estado até agora na competição. Depois da regata de ontem, Ruy ocupa a oitava posição na classificação geral. Já Andréa está em 15º na geral e na liderança no feminino, correndo atrás do tetracampeonato nacional.
Provando que é um velejador de mão cheia, Ruy Guimarães também vem surpreendendo em ventos fortes. “Ruy está provando que está muito bem preparado”, disse o técnico da equipe pernambucana Ted Monteiro. Para a disputa continental, estão garantidos os quinze velejadores com melhor classificação geral do Brasileiro, que ainda conta pontos para os campeonatos mundial, europeu e norte-americano. Hoje os competidores voltam ao mar com a disputa de mais três regatas.
O Campeonato Brasileiro de Optimist de 2002 já tem sede definida. Pernambuco ganhou a disputa com o Ceará para sediar o evento, que será no Iate Clube de Itamaracá e acontece de 10 a 20 de janeiro. “A vitória de Pernambuco foi expressiva, com 24 votos a favor”, comentou Ted Monteiro.