São Luís - De olho na Copa Norte -estréia contra o River dia 17, no Castelão-, o Maranhão Atlético realiza neste sábado um amistoso contra a equipe amadora da Norfort. O jogo está marcado para o Parque Valério Monteiro (na Cohama), a partir das 16h.
O técnico Paulo César fará uma avaliação do entrosamento adquirido pelo grupo neste início de temporada. O adversário é tido como um dos melhores times de futebol da Cohab. Possui vários jogadores com passagem por grandes equipes da capital e foi dirigido tecnicamente por técnico Marçal Tolentino Serra. Seu patrono, curiosamente, é o atual diretor de esportes do MAC, Hélio Nasser. Os atleticanos formaram uma equipe modesta até aqui. Nenhuma grande contratação foi feita. Os baianos Fischer (meio-campo) e Leandro (atacante) são os únicos que vieram de outro estado. Os demais são daqui mesmo. Alguns já pertenciam ao clube, enquanto outros submeteram-se a teste e aprovaram. No primeiro jogo-treino contra o Moropóia, os maqueanos venceram de 2 a 0.
O resultado agradou ao técnico Paulo César. Ele acredita que a tendência é o time crescer de produção. "Estamos apenas no início de um trabalho e já sentimos o bom entrosamento do grupo. Com o andamento das competições, claro que vamos melhorar ainda mais", diz, bastante otimista. O atacante Leandro vem se constituindo como a grata surpresa nos coletivos. Jogador ainda amador, ele foi trazido pelo amigo Fischer, de Juazeiro, Bahia, para passar por um período de testes. Pela sua visão de jogo e presença de área, foi imediatamente aprovado pelo treinador. O baiano será o titular do comando do ataque, fazendo dupla com André, ex-Boa Vontade, revelação do campeonato no ano 2000. A equipe vem treinando diariamente em dois expedientes, física, técnica e coletivamente. A avaliação do preparador físico Arlindo Azevedo é que, no geral, o grupo apresenta um estado satisfatório, mas pode crescer muito mais até o final do mês. O time que vem treinando e que começará esta tarde contra o Norfort é este: Claudecir; Elson, Rodrigo, Joildo e Hudson; Fischer, Marlon, Luís Carlos e Catê; André e Leandro.
Depois do jogo deste sábado, o time folga no domingo, mas segunda-feira faz o apronto final, enquanto fica aguardando o representante do Piauí para o primeiro compromisso da Copa Norte.
A diretoria maqueana deu entrada na Federação de toda a documentação referente ao afastamento de Robenildo para tratamento de saúde, inclusive o trâmite do processo de licença no INSS. O clube quer se resguardar diante da tentativa do advogado do atleta de conseguir o passe livre do meia-atacante na Justiça do Trabalho.
"Robenildo está sendo mal orientado", alerta o diretor administrativo e financeiro do clube, Robson Vasconcelos, ex-presidente do conselho diretor até o final da temporada 2000. O jogador, por sua vez, insiste e afirma que a falta de atenção do clube ao profissional acabou resultado na perda do passe. Coisa para a justiça trabalhista resolver.