Porto Alegre - A permanência ou não de Ronaldinho no Olímpico em 2001 não está tirando o sono do técnico Tite. De Canela, na Serra Gaúcha, onde o Grêmio realiza a pré-temporada, o treinador aposta que poderá contar com o craque, pelo menos neste primeiro semestre. O que mais preocupa Tite é a falta de um zagueiro pelo lado esquerdo. Isto porque o titular Nenê será submetido a uma cirurgia até o final do mês para reconstruir o ligamento posterior do joelho direito. O zagueiro deve ficar afastado dos gramados por um período de seis meses.
Para o lugar de Nenê, a diretoria apostava em Sandro, do Botafogo. Mas devido ao alto preço do passe – R$ 5 milhões –, o negócio está praticamente descartado. Cogitou-se a vinda de Claudiomiro, do Santos, que poderia ser trocado pelo atacante Paulo Nunes. Mas o Diabo Loiro está acertando sua ida para o Corinthians, o que cancelaria a negociação com o Peixe.
Por enquanto, Tite tem à disposição no grupo de jogadores o ex-júnior Fabrício para a estréia na Copa Sul-Minas, dia 17, contra o Coritiba. O jogador estreou bem no Gauchão do ano passado, mas não conseguiu se firmar na equipe. E Alex Xavier, reserva imediato de Marinho e Nenê no último Brasileirão, ainda não renovou o contrato. O clube oferece o mesmo salário, enquanto Alex exige valorização.