Madri - O atacante português do Real Madrid, Luis Figo, recebeu este domingo, antes do começo do jogo ante o Oviedo pela 18ª rodada do Campeonato Espanhol, o troféu Bola de Ouro 2000, anualmente concedido pela revista France Football e que recompensa o melhor jogador do ano.
Luis Figo recebeu o troféu das mãos de Gérard Ernault, diretor da revista, em presença do presidente da Fifa, Joseph Blatter, assim como de outros premiados, como o argentino-espanhol Alfredo Di Stefano, o francês Raymond Kopa, ambos ex-jogadores do Real Madrid, o espanhol Luis Suárez, o inglês Bobby Charlton e o português Eusébio.
Os 85.000 espectadores prestaram sua homenagem recebendo Figo com cartazes dourados.
O jogador retribuiu à torcida abrindo o caminho da vitória por 4 a 0 em cima do Oviedo. Aos 15min do primeiro tempo, marcou o primeiro gol da partida. Na etapa final, Morientes, aos 10min, ampliou. Munitis, aos 25min, fez o terceiro. Aos 42min McManaman completou.
A vitória devolveu a liderança isolada do torneio ao Real. O time de Madrid, que realizou uma partida a menos que os principais rivais, soma 38 pontos ganhos, três a mais que o Valencia.
Outros resultados da rodada: Racing Santander 0 x 1 Málaga, Villareal 2 x 0 Celta, Numancia 0 x 2 Rayo Vallecano, Mallorca 4 x 3 Alaves, Zaragoza 4 x 2 Osasuña, Las Palmas 1 x 0 Espanyol. No sábado: La Coruña 2 x 0 Valencia e Barcelona 3 x 1 Valladolid.