São Paulo – O tênis brasileiro estreou com vitória nas quadras rápidas do complexo de Melbourne que sedia o Aberto da Austrália. Na madrugada desta segunda-feira, o mineiro André Sá derrotou, em três sets, o australiano Richard Fromberg em partida pela primeira rodada. Na quadra 19, as parciais foram de 6/2, 6/4 e 6/3 após 145min. Foi a terceira vitória de Sá em torneios de Grand Slam. Em 1999, ele ganhou uma partida no torneio de Wimbledon e, no ano passado, uma pelo US Open.
Gustavo Kuerten, número 1 do mundo e outro brasileiro na chave principal do Aberto da Austrália, estréia nesta terça-feira. Ele terá pela frente o argentino Gaston Gaudio na tentativa de quebrar um tabu. Guga nunca foi bem nas quadras de Melbourne. O máximo que conseguiu no torneio que abre o Grand Slam (reunião das quatro mais importantes competições do na) foi chegar à segunda rodada.
Sá usou a tranqüilidade como arma para superar Richard Fromberg. Empurrado pela torcida, o australiano acabou facilitando a vida do brasileiro com uma série de erros não-forçados. No primeiro set, teve seu serviço quebrado logo no terceiro game e não conseguiu readquirir o equilíbrio. O mineiro acabou venceu após 22min.
O segundo parecia que iria repetir a história. Logo no terceiro game Fromberg teve seu saque quebrado. Mas o australiano reagiu na seqüência devolvendo a quebra. Só que Sá não perdeu a concentração e no quinto game mais uma vez venceu quando o tenista local tinha o serviço. O jogo seguiu equilibrado, mas o mineiro conservou a vantagem fechando em 55min a série.
No terceiro set, Fromberg conseguiu superar a síndrome da quebra de saque no terceiro game. André Sá teve paciência para superar o australiano no quinto game. Abriu vantagem e soube administrá-la até o fim. Agora, o mineiro deve voltar à quadra na quarta-feira. Vai pegar o belga Christophe Rochus.
Veja como foi o jogo e confira as estatísticas