São Paulo - O tenista brasileiro André Sá espera continuar contando com seu saque para seguir em frente no Aberto da Austrália.
Nesta segunda-feira, ele passou fácil a primeira rodada do Grand Slam Australian Open, superando o australiano Richard Fromberg por três sets a zero, parciais de 6/2, 6/4 e 6/3, em duas horas e 25 minutos de jogo. Pela segunda rodada, provavelmente quarta-feira, Sá enfrentará o belga Christophe Rochus, que teve uma difícil vitória sobre o americano Justin Gilmestob, por três sets a dois, parciais de 4/6, 3/6, 6/4, 6/0 e 9/7.
André teve como principal arma o saque, registrando aproveitamento de 86%. No primeiro set, Sá quebrou o serviço de Fromberg no terceiro game, fechando rapidamente o set. No segundo set, novamente Sá quebrou o serviço de Fromberg no terceiro game, mas o australiano recuperou a quebra no game seguinte. Jogando com a tranqüilidade habitual, Sá voltou a quebrar o serviço de Fromberg no quinto game e garantiu a vitória no segundo set.
No terceiro set, o australiano melhorou empurrado pela torcida, mas Sá conseguiu manter o jogo equilibrado até que no quinto game quebrou o serviço de Fromberg para conquistar uma grande vitória sobre um dos ídolos australianos.
Foi a terceira vez que Sá passou a primeira rodada de um Grand Slam. Anteriormente ele já havia passado Wimbledon (1999) e o US Open (2000). "Hoje foi um dia bom. Joguei muito bem desde o começo e com uma boa atitude mental. Contra o Rochus vai ser um jogo difícil porque ele é um jogador muito sólido. Vou ter que lutar por todos os pontos. Hoje saquei muito bem, com 86% de aproveitamento de primeiro saque. Estou muito feliz e espero continuar jogando bem", disse Sá.
O jogo contra Rochus promete ser difícil, depois da grande atuação do belga contra Gilmestob, quando os dois primeiros sets, mas teve uma recuperação espantosa, vencendo três sets seguidos.