São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten teve mais trabalho que o esperado, mas conseguiu derrotar o argentino Gaston Gaudio na madrugada desta terça-feira em sua partida de estréia na edição 2001 do Aberto da Austrália. O jogo foi decidido em quatro sets após 3h20min. As parciais foram de 7/5, 6/7 (6/8), 6/3 e 7/5.
Guga terá assim a oportunidade de chutar a ‘maldição australiana’ uma vez que ele nunca passou da segunda rodada do torrneio. Seu próximo rival será o britânico Greg Rusedski. O jogo deve ser marcado para quinta-feira pelos organizadores da competição em Melbourne.
O tenista de Santa Catarina deu a impressão de que venceria fácil. Quebrou o serviço de Gaudio logo no primeiro game abrindo vantagem. Mas não foi o que ocorreu. Errando todos os primeiros saques, o brasileiro facilitou o trabalho do argentino, que devolveu a quebra de serviço.
Mesmo sem ser uma grande partida tecnicamente, os tenistas mantiveram o equilíbrio até quando Gaudio vencia por 5 a 4. No intervalo dos games, Guga pediu o atendimento do fisioterapeuta.. Depois de uma massagem mágica, o tenista voltou para quadra arrasador. Ganhou 12 ponto seguidos e fechou o primeiro set após 57min.
O começo do segundo set mostrou um Guga mais seguro. Ele quebrou o serviço de Gaudio novamente no primeiro game. Mas não conseguiu conservar a vantagem até o final. No sexto game o argentino igualou a partida. Equilibrado, o jogo foi para o tie-break. Após 59min, Gaudio venceu o set.
A derrota não abateu Guga. Ele passou a arriscar mais as jogadas e assumiu o controle do jogo. Fechou o terceiro set em 33min, o mais rápido da partida.
No set final, o brasileiro manteve sua confiança e ditou o ritmo da partida. Chegou a estar em vantagem de 4 a 2, mas permitiu a reação de Gaudio, que virou para 5 a 4. Porém, na hora da decisão, Guga voltou a arriscar mais e levou a melhor.