Rio - O brasileiro Gustavo Kurten ficou satisfeito com o rendimento que teve no primeiro jogo da temporada de 2001, no qual derrotou o argentino Gaston Gaudio, 34º do ranking, por 3 sets a 1, parciais de 7/5, 6/7 (6/8), 6/3 e 7/5, em 3h14min. Guga, número 1 do mundo, afirmou que foi muito forçado na estréia no Autralian Open, o primeiro torneio do ano do Grand Slam.
"Acho que foi um bom teste para mim. Não foi um jogo em que apresentei o meu melhor tênis e também não estava esperando isto logo na primeira partida do ano, mas consegui sair de situações difíceis e terminei jogando muito bem", disse Guga, feliz com a sua primeira vitória em 2001.
Durante o jogo, Guga teve 44% de aproveitamento do primeiro serviço, deu 18 aces, nove duplas-faltas, venceu 79% dos pontos com o primeiro saque, deu 59 winners, fez 78 erros não-forçados e venceu 69% dos pontos que jogou na rede.
Com a vitória, Guga já superou a sua campanha de 2000, quando perdeu na estréia para o espanhol Albert Portas e igualou o seu melhor resultado em Melbourne, tendo alcançado a segunda rodada em 97, 98 e 99.
O adversário da próxima rodada é o canhão inglês Greg Rusedski, atual 65º colocado no ranking de entradas e 14º na Corrida dos Campeões, mas que já chegou a ser o quarto melhor do mundo, em 1997, ano em que foi vice-campeão do US Open. O apelido de canhão não vem à toa. Em 1998 ele entrou para a história ao marcar o saque mais rápido do circuito, em Indian Wells, a 239.7 km/h. O recorde ainda não foi quebrado.
Guga e Rusedski já se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias do inglês. O primeiro confronto entre os dois, foi em Pequim 96, na quadra de carpete coberta, com vitória do inglês, por 6/2 e 6/3. Os dois voltaram a se encontrar um ano depois, em Nottingham, no jogo que marcou a estréia de Guga na grama, e outra derrota para Rusedski, por 6/1 e 7/5. No ano de 1999, logo no início da temporada, Guga e Rusedski jogaram novamente e enfim veio a vitória de Guga. Na quadra rápida do ATP Tour de Sydney, o brasileiro venceu por 1/6, 6/3 e 6/4. O último confronto aconteceu na Grand Slam Cup, em Munique 99, em quadra de carpete coberta e Rusedski venceu por 6/3, 3/6 e 6/3.
"Com certeza, vai ser um jogo bem diferente do que fiz com o Gaudio. O Rusedski é um cara muito perigoso e que não vai me dar muito ritmo. A chave do jogo vai ser a devolução de saque", afirmou o brasileiro.
Com a vitória sobre Gaudio, Guga garantiu 7 pontos na Corrida dos Campeões e outros 35 no ranking mundial. Se passar por Rusedski, já faz 15 e 75 pontos, respectivamente.
Duplas – Nesta quarta-feira, Guga estréia na competição de duplas, ao lado do brasileiro Antônio Prieto. Eles entraram direto na chave principal e enfrentam o croata Ivan Ljubicic e o norte-americano Jack Waite.