Belo Horizonte - Depois de 15 dias de pré-temporada e muitas transações, o Atlético, finalmente irá mostrar a torcida sua “cara" no ano 2001. Enfrenta o Atlético/PR, às 21h45, no Mineirão, na estréia da Copa Sul-Minas. A última partida oficial da equipe foi a derrota de 2 a 0 contra o Palmeiras, dia 28 de novembro, pela Copa Mercosul. A Copa Sul-Minas garante ao campeão e ao vice o direito de disputar a Copa dos Campeões, provavelmente em junho, competição cujo vencedor conquistará vaga na Libertadores de 2002.
O técnico Abel Braga, que estréia no comando da equipe, tem a missão de fazer a torcida esquecer a campanha vexatória do ano passado, quando o time venceu apenas uma das oito partidas que disputou e foi eliminado na primeira fase.
Depois de conhecer a escalação do adversário de hoje à noite, o treinador alterou a formação do Atlético. Ele deixa de lado seu esquema tático preferido, com três zagueiros, e manda a campo o tradicional 4-4-2. O treinador irá promover a estréia de quatro jogadores - três recém-contratados e outro revelado no clube.
O armador Ramon Menezes, com inflamação no tendão de Aquiles dos dois pés, foi vetado, o que obrigou o treinador a mexer na escalação do meio-campo. O meia Alexandre, contratado junto à Portuguesa, terá a companhia de Cleison, que ganha mais liberdade para avançar. E Gilberto Silva formará a dupla de volantes com Luiz Carlos, que seria um dos três zagueiros no esquema planejado anteriormente por Abel Braga.
Na defesa, o treinador escala o jovem Carlão ao lado de Cláudio Caçapa. E retorna com os dois laterais. Paulo César, ex-América, estréia na direita, e Ronildo está confirmado na esquerda.
O esquema com três zagueiros, que foi exaustivamente treinado durante a pré-temporda em Itaúna, foi preterido devido à formação defensiva do Atlético/PR, que terá apenas um atacante, Kléber. “Não posso colocar três zagueiros para marcar só um homem. E o coletivo de ontem (segunda-feira) me fez até perder o sono, pois o time ainda não se adaptou ao esquema que propus", justifica Abel Braga. “Estou ansioso com a estréia, pois vivo muito o jogo", confessa o treinador, que foi contratado em dezembro passado.