Rio - A Liga de Futebol da França (LNF) decidiu punir o Saint Etienne, clube da Primeira Divisão do país, com a perda de sete pontos no campeonato. A sentença saiu na última terça-feira e ainda inclui a suspensão do atacante brasileiro Alex por quatro meses e do diretor-geral da equipe, Gerard Soler, por um ano.
O Comitê Disciplinar da LNF, que está investigando as denúncias de falsificação de passaportes no futebol francês, considerou o Saint Etienne culpado por utilizar jogadores com a documentação forjada. Além de Alex, que atuava com passaporte português, a equipe contava também com Maxim Levtsky, que recebeu punição idêntica à do brasileiro. O ucraniano, negociado com o Spartak Moscou em dezembro passado, possuía passaporte grego. O advogado da equipe, Andre Soulier, afirmou nesta quarta-feira que vai apelar. "A audiência foi como uma execução", protestou.
Segundo o presidente do Comitê Disciplinar, Jean-Pierre Camus, todas as evidências foram analisadas profundamente e o diretor-geral do Saint Etienne foi considerado irresponsável. "Soller não cumpriu com suas obrigações e Alex ainda colocou parte da culpa nele", explicou, acrescentando que se a apelação do clube for negada, o dirigente também será proibido de exercer qualquer função no esporte pelos próximos 12 meses.
O Saint Etienne, dez vezes campeão francês, é um dos times mais populares do país. Com a perda dos pontos, cairá da 11ª para a 16ª posição no campeonato - que tem a participação de 18 equipes - e passará a correr sério risco de rebaixamento.