CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda o caso Grêmio/Ronaldinho
Quarta-feira, 17 Janeiro de 2001, 17h51
Atualizada: Quarta-feira, 17 Janeiro de 2001, 18h21

Por Alexandre Rodrigues

Porto Alegre - O jogador assinou contrato de três anos com o Grêmio em 15 de fevereiro de 1998. Na época, estava em vigor a Lei Zico, que previa a manutenção do passe.

Em 24 de março, porém, entrou em vigor a Lei Pelé, que acaba com o passe a partir de três anos da promulgação. Segundo a lei, os jogadores ganham passe livre ao fim de seus contratos.

Com a possibilidade de perderem seus jogadores, os clubes conseguiram articular no Congresso uma mudança na lei. Foi criada uma cláusula de compensação. Quando um jogador é negociado, o clube recebe uma indenização que, dependendo do tempo que se passou desde a assinatura, chega a 100 vezes o valor do salário. Caso cumpra o contrato até o final, recebe passe livre.

O contrato de Ronaldinho termina no dia 15 de fevereiro, antes da entrada em vigor do fim do passe. É nessa lacuna que o Grêmio aposta para manter seu principal jogador. O vice-presidente de assuntos extraordinário do clube, Jayme Eduardo Machado, garante que no contrato de Ronaldinho ainda vale a Lei Zico. Mesmo sem contrato, ele continuaria vinculado ao Grêmio.

O advogado do jogador, Sérgio Neves, defende, porém, que a única lei em vigor no país é a Lei Pelé. Com base nesse argumento, Ronaldinho estaria livre em 15 de fevereiro e poderia ir para o time que quiser, sem nenhuma indenização ao atual time.

Redação Terra


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Grêmio
Ronaldinho já estuda francês, diz procurador
Mãe quer ir para a França com Ronaldinho
Grêmio proíbe Ronaldinho de falar sobre transferência
Presidente do Grêmio reclama do PSG
Veja lista completa