São Paulo - O brasileiro Gustavo Kuerten não resistiu à "maldição do segundo jogo" no Aberto da Austrália e foi eliminado nesta quinta-feira pelo britânico Greg Rusedski, 65° do ranking, em uma partida dramática. As parciais foram de 4/6, 6/4, 6/3, 2/6 e 9/7, em 2h35min.
Com isso, Guga, que jogava como cabeça-de-chave n° 1, não conseguiu vencer o tabu de nunca ter passado da segunda rodada deste torneio, o Grand Slam que abre a temporada. Foi a quinta participação do brasileiro na competição. Em 1997, 1998 e 1999 ele foi eliminado na segunda rodada. No ano passado, caiu na estréia.
Guga começou bem o jogo, quebrando o saque do adversário logo no terceiro game do primeiro set. Rusedski devolveu a quebra no sexto game e empatou a partida em 3/3, mas Guga não se intimidou, conseguiu uma quebra logo em seguida e depois só confirmou seus saques para abrir 1 set a 0.
Rusedski, porém, assustou ao vencer os dois sets seguintes e virar a partida, fazendo 2 a 1. Ele empatou o jogo em 1 a 1 ao vencer a a segunda série por 6/4, quebrando o serviço de Guga no último game.
No terceiro set, os dois tenistas confirmaram seus serviços até o sétimo game e, como Rusedski tinha começado sacando, tinha a vantagem de 4/3. No oitavo game, o britânico conseguiu quebrar o serviço de Guga, abrindo 5/3, e em seguida confirmou seu saque para fechar a série em 6/3 e fazer 2 sets a 1.
Precisando vencer para empatar a partida, Guga começou o quarto set quebrando o serviço de Rusedski logo no segundo game e, com mais uma quebra no oitavo, garantiu a vitória por 6/2 e levou a decisão para o quinto set.
Na set decisivo, o mais longo de todos, com 54min, não houve quebras nos 12 primeiros games. Foi somente no 13° game que Rusedski conseguiu quebrar o serviço de Guga, abrindo 7/6. O brasileiro conseguiu devolver a quebra em seguida, empatando em 7/7.
Quando Guga estava para confirmar seu serviço, Rusedski quebrou novamente seu saque, abrindo 8/7. Depois, ele só confirmou seu saque para fechar o quinto set em 9/7.
O próximo adversário de Rusedski na competição será o alemão Lars Burgsmuller, 185° do ranking, tenista vindo do torneio etapa classificatório. Burgsmuller não teve dificuldades para superar o austríaco Stefan Koubek em três sets, com
parciais de 7/6(7/3), 6/4 e 6/3.
A Guga, só resta torcer contra o russo Marat Safin, que pode alcançá-lo na Lista de Entrada.