Rio - A partida entre Roma e Milan neste domingo, no estádio San Siro, pode selar o futuro do técnico Alberto Zaccheroni. O treinador, que conquistou o título italiano de 1999 com a equipe de Milão, ainda não acertou a renovação de seu contrato e, segundo a imprensa italiana, só permanecerá no cargo se o Milan classificar-se para a Liga dos Campeões da Uefa. O time, no entanto, não vence há quatro jogos e ocupa a sexta posição no Campeonato Italiano, 13 pontos atrás do líder, a Roma.
Depois da derrota por 4 a 0 para a Fiorentina na última rodada, os jogadores procuram encarar a partida deste domingo como um incentivo.
"Jogar contra a Roma neste momento nos dá um estímulo a mais", disse o lateral-esquerdo Paolo Maldini. "Estamos muito desapontados com nossos últimos resultados, mas esta partida nos dá a chance de recuperar a confiança", acredita.
Para completar, o Milan ainda terá os desfalques de Gattuso, Chamot e Jose Mari, contundidos. Recuperado de uma gripe, o croata Boban retorna à equipe.
A Roma, que poderá contar com o atacante argentino Batistuta, quer aproveitar a boa fase para quebrar um tabu de 13 anos sem vencer o Milan no San Siro.
"Desde que cheguei à Roma, ainda não marquei nenhum gol no San Siro e muito menos venci. Desta vez, estaremos lá para vencer e, se possível, com um gol meu", afirmou o capitão Francesco Totti.
A equipe também pode ter a presença do brasileiro Emerson no banco de reservas pela primeira vez. O meia, contratado junto ao Bayer Leverkusen, machucou-se durante a pré-temporada e ainda não atuou este ano.
Confira as outras partidas:
Sábado
BOLOGNA (7º) X VERONA (13º) - A partida marca a volta de Fabio Nervo à equipe do Bologna, que não perde o confronto há 22 anos. A equipe foi derrotada em quatro dos últimos cinco jogos que disputou, mas encara um Verona que não vence fora de casa desde abril do último ano.
LAZIO (4º) X INTER DE MILÃO (12º) - O confronto terá o duelo dos técnicos campeões mundiais em 1982: Dino Zoff, que era o goleiro da seleção italiana na época e hoje comanda a Lazio, e Marco Tardelli, treinador da Inter e autor de um dos gols na final daquela Copa. O retorno de Zoff à Lazio foi na vitória de 4 a 3 sobre a Udinese no último domingo. Já a Inter, vem de um empate por 1 a 1 com o Parma.
Domingo
NAPOLI (15º) X UDINESE (8º) - O Napoli pretende redimir-se da derrota para o Verona na última rodada com uma vitória na partida de estréia do brasileiro Edmundo. A Udinese perdeu os últimos quatro jogos que disputou fora de casa e tem apenas duas vitórias sobre o Napoli em jogos realizados no estádio San Paolo.
PARMA (10º) X LECCE (11º) - Passada a estréia do técnico Arrigo Sacchi, o Parma vai atrás da primeira vitória sob o comando do novo treinador. O Lecce terá o veterano meia sueco Klas Ingesson, que estava no Marseille, da França, e chegou à equipe italiana por empréstimo na última semana.
PERUGIA (9º) X JUVENTUS (2º) - Uma derrota para o Perugia fora de casa tirou o título da Juventus na última temporada. Agora, a equipe quer a revanche e viaja com o time completo, incluindo o astro Alessandro Del Piero, que, lesionado, não joga desde dezembro passado.
VICENZA (14º) X BRESCIA (17º) - As duas equipes jogarão desfalcadas de jogadores importantes. O Brescia, que não vence em Vicenza desde 1969, não terá Roberto Baggio, enquanto o time da casa não poderá contar com o artilheiro Mohammed Kallon.
ATALANTA (5º) X FIORENTINA (3º) - Invicta há seis jogos, a Fiorentina, em ascensão no campeonato, assumiu a terceira posição no após a vitória por 4 a 0 sobre o Milan na última rodada. Situação inversa vive o Atalanta, que vem de três derrotas consecutivas.
BARI (18º) X REGGINA (16º) - No duelo dos dois piores ataques do campeonato, o Bari recebe a Reggina depois de um heróico empate com a Roma no último domingo. As duas equipes lutam para fugir da zona de rebaixamento.