Rio - A Confederação Brasileira de Basquete lançou nesta sexta-feira, no Rio, o 12º Campeonato Nacional de Basquete Masculino (CNBM 2001). A competição começa no dia 28 de janeiro mês com a participação de 16 equipes - quatro a mais que no ano passado - e terá 240 jogos somente na fase de classificação.
O presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis, está bastante animado para o início do que ele classifica como o melhor campeonato dos últimos tempos.
“Teremos em quadra os melhores atletas em atividade no Brasil e o comando técnico de excelentes profissionais. A cada competição os clubes estão se profissionalizando em todas as áreas com o objetivo de melhorar a qualidade do espetáculo”, disse.
As principais novidades apresentadas por Grego para o campeonato deste ano são as seguintes:
Entre fevereiro e junho será escolhido o melhor jogador do mês, através da estatística. O melhor jogador do Nacional 2001 receberá duas passagens, ida e volta, para qualquer cidade do Brasil. Também mensalmente, será escolhida a melhor foto e a melhor reportagem, cujos profissionais receberão um kit da CBB.
Ao final da competição, o repórter e o fotógrafo vencedores, entre os melhores de cada mês, receberão uma passagem, ida e volta, para qualquer cidade do país. Ao final do Campeonato será escolhido também o melhor mascote que receberá como prêmio uma passagem, ida e volta, para qualquer cidade brasileira.
Na área da estatística, serão disponibilizados no site mais 28 relatórios além dos 12 de hoje, passando para 40 no total. (Ex: melhores em 3pts, 2pts e lances-livres, em quantidade e aproveitamento; jogador mais tempo em quadra; campanha das equipes com e sem o mando de quadra; freqüência de placar; ranking dos jogadores por partida e outros).
Inicialmente todos os jogos realizados no Rio de Janeiro terão estatística on line. Durante o Campeonato Nacional outras praças passarão a trabalhar nesse sistema, até que todos os sete estados participantes estejam envolvidos.