CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileiras marcam presença no futebol americano
Sábado, 20 Janeiro de 2001, 15h25

São Paulo - Apesar de o futebol americano ser um esporte exclusivamente masculino em campo, as mulheres também estão presentes na lista de torcedores brasileiros -- mesmo sendo uma pequena minoria.

Membro da Associação Brasileira de Torcedores do Futebol Americano (ABTFA) e da lista de e-mails Redzone, Maria Alice Costa começou a ver futebol americano com o filho Guilherme. Em 1994 eles viajaram para a casa de um amigo em São Francisco, nos Estados Unidos, e o interesse aumentou porque ele lhe explicou as regras do esporte.

``Tinha a visão de que era um monte de homens brigando, mas comecei a perceber que é um jogo de estratégia e de equipe'', explica Maria Alice, professora de 38 anos. Segundo ela, somente cerca de 10 mulheres participam da lista, mas o apoio dos homens é total. ``Não sinto nenhum tipo de discriminação, eles até acham legal. Eu sentia vergonha pelo fato de saber pouco, mas aprendi muito na Redzone. Eles são super dispostos a ensinar'', explicou, afirmando que nas reuniões do grupo não fica de lado e torce normalmente.

Nem mesmo as jogadas mais duras assustam as mulheres. ``A violência parece ser mais forte do que é. Claro, muitas vezes sai gente machucada, mas no nosso futebol também volta e meia acontece isso. Mas, quando se entende que isso faz parte, que é preciso, percebe-se que a violência não é tão grande'', diz. ``O objetivo não é machucar, é parar a bola''.

Maria Alice conta que encontra o preconceito longe do grupo de torcedores. É nos amigos e nos momentos em que comenta sobre o esporte que ela vê caras de espanto. ``Quando conto para algum amigo ou demonstro conhecimento, riem ou me olham como se eu fosse uma extraterrestre'', conta.

Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Futebol Americano
Pirata espanhol inspira festa do Super Bowl
Super Bowl vai contar com coelhinhas da Playboy e Ricky Martin
New York garante lugar no Superbowl
Giants e Ravens decidem no futebol americano
Veja lista completa