Rio - Depois de Andre Agassi, pela chave masculina, foi a vez da americana Lindsey Davenport se manter viva na luta pelo bicampeonato do Aberto da Austrália, primeiro torneio de Grand Slam do ano, disputado em Melbourne. A número dois do Mundo eliminou a russa Anna Kournikova, oitava cabeça-de-chave, com uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2. Ainda não foi desta vez que Kournikova, musa do público masculino, conseguirá seu primeiro título de simples como profissional.
Nas semifinais, Davenport vai enfrentar sua compatriota Jennifer Capriati, 12ª cabeça-de-chave, que surpreendeu a também americana Monica Seles, quarta pré-classificada e quatro vezes campeã(1991, 1992, 1993 e 1996), vencendo-a por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/4 e 6/3.
A atual campeã começou bem a partida e quebrou o serviço da russa logo no início do primeiro set. Foi o suficiente para tomar o controle e fechar a série em 6 a 4, em 33 minutos.
O segundo set foi ainda mais rápido. A russa ofereceu resistência apenas no início e fez 2 a 1, mas Davenport quebrou o saque da adversária duas vezes e ganhou cinco games seguidos, levando 32 minutos para fechar a parcial em 6 a 2.